Trump diz que processo de impeachment é tentativa de golpe

O presidente norte-americano afirmou, ainda, que o FBI é “totalmente incompetente e corrupto”

– A FSP desta quarta (18) traz artigo de Arthur Cagliari, que cita dados do Insper e demonstra as perdas comerciais que o Brasil pode vir a ter com o fim da guerra comercial entre EUA e China. Segundo Marcos Jank, mencionado no artigo, coordenador do Insper Agro Global, “os chineses podem criar um sistema preferencial para os Estados Unidos, como o de milho, arroz e etanol”. A carne de frango e o algodão, vendidos pelo Brasil para a China, também podem ser atingidos. No caso da carne de frango, o produto brasileiro domina o mercado chinês há quase uma década. De 2017 para 2018, as exportações de produtos agrícolas brasileiros passaram de 26,6 bilhões de dólares para 35,4 bilhões. São quase 10 bilhões que o Brasil pode vir a perder novamente.

– Trump escreveu uma carta para a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi. Entre outras coisas diz: “Este processo (impeachment) nada mais é do que uma tentativa de golpe, ilegal, movido por uma derrota nas urnas (…) a história vai julgá-los de forma dura se seguirem com essa palhaçada”. Na carta, ele também diz que o FBI é “totalmente incompetente e corrupto”. E completa dizendo que “vocês são os que estão interferindo nas eleições do próximo ano”.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

– Em seus primeiros dias de mandato, o novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, enviou um plano de emergência econômica para o Congresso. Os debates sobre o plano devem ir até 31 de dezembro na Câmara dos Deputados e depois vão ao Senado. Entre as medidas está o pagamento de um bônus de 5 mil pesos (cerca de 350 reais) para aposentados e pensionistas em dezembro e janeiro. Outra medida que deve gerar bastante debate é a redução de tarifas para investimentos na Argentina. O país ainda está sem orçamento aprovado para 2020 e há divergências com os macristas se Fernández poderá fazer alterações no plano orçamentário elaborado pelo governo que cessou.

– Um possível rompimento diplomático entre EUA e Cuba voltou à tona. Segundo Carlos Fernandes Cossio, diretor-geral para assuntos dos Estados Unidos para o Ministério das Relações Exteriores de Cuba, “há pessoas poderosas no governo dos Estados Unidos que querem aplicar medidas cada vez mais hostis e cortar nossas relações bilaterais. (…) Se isso vier a acontecer, estamos prontos para enfrentar a realidade, mas isso não é o que o povo de Cuba quer e não é o que o governo cubano está buscando”.

– A China já tem seu segundo porta-aviões de fabricação 100% nacional. O nome do navio é Shandong e sua inauguração ocorreu em uma cerimônia na base naval da cidade de Sanya, na ilha de Hainan, ao sul do país, com a presença do presidente Xi Jinping. A entrada em funcionamento do porta-aviões vem em um período de aumento da tensão entre países asiáticos pelo controle do Mar do Sul da China. Os americanos têm frequentemente enviado navios de guerra para a região, especialmente para a costa de Taiwan, em nome de uma “liberdade de navegação”. Hoje, os EUA possuem 11 porta-aviões, a China tem 2 e Rússia, França, Índia e Reino Unido possuem um cada. (Com informações da AFP).

*Este artigo não reflete, necessariamente, a opinião da Revista Fórum.
Avatar de Ana Prestes

Ana Prestes

Socióloga, mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG. Autora da tese “Três estrelas do Sul Global: O Fórum Social Mundial em Mumbai, Nairóbi e Belém” e do livro infanto-juvenil “Mirela e o Dia Internacional da Mulher”. É membro do conselho curador da Fundação Maurício Grabois, dirigente nacional do PCdoB e atua profissionalmente como assessora internacional e assessora técnica de comissões na Câmara dos Deputados em Brasília.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR