Turistas são presos em Noronha acusados de falsificar data de exame da Covid-19

As quatro pessoas vieram do Tocantins, chegaram à ilha em jato particular e se recusaram a fazer testes ao desembarcar

Morro Dois Irmãos, em Fernando de Noronha (Foto Reprodução)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Quatro turistas de Araguaína, no Tocantins, foram presos em Fernando de Noronha (PE) na noite de quinta-feira (29) acusados de falsificarem exames de Covid-19. Segundo a administração da ilha, os acusados são dois homens e duas mulheres, que tiveram prisão preventiva decretada.

Eles foram enquadrados nos crimes de falsificação de documentos, uso de documento falsificado e associação criminosa. A sentença foi expedida pelo juiz André Carneiro de Albuquerque Santana, atendendo a um pedido do promotor Flávio Falcão, do Ministério Público pernambucano.

Para entrar na ilha, é obrigatória a apresentação de exame do tipo RT-PCR com data de coleta de até um dia antes do desembarque.

Os turistas chegaram a Fernando de Noronha em um jato particular na noite de quarta-feira (28). Eles apresentaram exames coletados no dia 25. Por isso, foram colocados em quarentena até que saíssem os resultados de novos exames realizados na ilha. No entanto, no momento da coleta, na pousada, os visitantes se negaram a fornecer as amostras, alegando que tinham feito novos exames no mesmo dia do embarque e que estavam aguardando os resultados.

Na quinta-feira (29), eles apresentaram os resultados dos supostos exames que teriam feito, mas as datas não batiam.

Desconfiança

Em nota publicada pela administração da ilha, o superintendente de Vigilância em Saúde do arquipélago, Fernando Magalhães, disse: “Nós desconfiamos da autenticidade dos exames porque a data da coleta, nos documentos apresentados pelos turistas, era muito distante da data de cadastro do usuário para a realização do exame no laboratório”.

Por esse motivo, Magalhães afirmou que a equipe alertou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de PE, que por sua vez acionou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Tocantins, onde fica o laboratório onde os testes foram realizados.

Na checagem dos registros originais no laboratório, foi constatado que a data da coleta, no exame apresentado pelos turistas em Noronha, tinha sido adulterada para se enquadrar ao protocolo de entrada na ilha.

Nesta sexta-feira (30), os quatro turistas serão submetidos a novos exames do tipo RT-PCR para detectar se há presença do novo coronavírus.