Veja o vídeo do debate Vermelho-Fórum com Márcio Pochmann

Escrito en NOTÍCIAS el

Após a palestra — que foi comentada por Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB —, as mais de cem pessoas presentes participaram do lançamento do mais novo livro de Pochmann, Qual Desenvolvimento? — Oportunidades e Dificuldades do Brasil Contemporâneo.

Segundo relato de Bernardo Joffily para o Vermelho (clique aqui para ler), “uma crise do capitalismo globalizado??, sistêmica e de longa duração, que é também ??uma crise do padrão de produção e consumo??, e ainda ??uma crise da governança global??, são alguns dos elementos que Pochmann destaca como distintivos do derretimento econômico em curso.

“Esta crise atual tem uma singularidade, pelo fato de que se trata de uma crise do capitalismo globalizado, em que praticamente todos os países estão submetidos a uma lógica mercantil??, afirmou o economista do Ipea. ??É uma crise do padrão de produção e consumo??, argumentou, em outra conexão pouco encontradiça nos meios da ??economia vulgar??, como diria Karl Marx.

Já Renato Rabelo comentou: ??Muito das opiniões e idéias do Márcio se identificam também com idéias nossas. A crise atual, que é uma crise do capitalismo, de grande dimensão, é uma crise sistêmica, integral e civilizacional. O capitalismo já é impotente, enquanto sistema, de dar passos no sentido do avanço civilizacional.”

Leia também: Pochmann e Renato debatem "singularidades da crise"

Com informações do portal Vermelho.