Venezuela tem eleições regionais

Escrito en NOTÍCIAS el

Foto: Reprodução

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) informou nessa segunda-feira, 17, que o sistema eleitoral está "preparado" para a eleição de governadores, prefeitos e deputados que será realizada no país no próximo domingo, dia 23.

A presidente do CNE, Tibisay Lucena, informou que já foram realizadas as auditorias do processo eleitoral e das máquinas de votação explicando que fica pendente apenas um tema: a auditoria dos meios de transmissão, que será realizada no sábado.
Lucena disse também que o CNE se reuniu com representantes do alto comando militar para garantir a segurança durante as votações. "O processo eleitoral está garantido, está em andamento. A festa da democracia começou, faltam poucas horas para que o povo da Venezuela manifeste sua vontade", afirmou.
Por outro lado, o cardeal venezuelano Jorge Urosa Sabino pediu que o CNE assuma uma atitude democrática e imparcial.  "O CNE tem seu grande dia em 23 de novembro. Eles têm que verdadeiramente demonstrar ao país que têm uma atitude democrática, que são imparciais", disse e pediu também que todos os venezuelanos votem naqueles candidatos que ofereçam garantias de bons governos, "por sua trajetória, por sua conduta e sua atitude".

No próximo domingo, os venezuelanos elegerão 22 dos 23 governadores de estados, 326 prefeitos, 2 prefeitos distritais, 233 deputados estaduais e conselheiros metropolitanos para Caracas.

O presidente Hugo Chávez acredita que irá manter seu número de governadores e que aumentará seu número de prefeitos, enquanto a oposição crê que irá ter mais dois governos além dos que possui atualmente.

(Com informações da Agência ANSA)