"Vento Forte"- Lançamento em Recife do documentário sobre conflitos socioambientais em comunidades pesqueiras

Escrito en CULTURA el

O Documentário “Vento Forte” será lançado no Recife nesta segunda-feira (23/02), no cinema da Fundação Joaquim Nabuco. A produção realizada pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) é inspirada nos diversos conflitos socioambientais que envolvem as comunidades pesqueiras no Brasil e o modelo de desenvolvimento adotado pelo governo brasileiro: Avanço da aquicultura empresarial, pesca industrial, turismo predatório e os grandes projetos que impactam as comunidades de pescadores artesanais e o meio ambiente.

A produção busca trazer reflexões sobre a importância dos pescadores/as artesanais para a sociedade, as denúncias de “Vento Forte” evidenciam as violações de direitos humanos, os conflitos territoriais e como todos esses problemas afetam o modo vida dos pescadores/as artesanais. Além disso, os grandes impactos do modelo neodesenvolvimentista é demostrado através da situação de destruição do meio ambiente,  os  riscos para o futuro do país e da pesca artesanal.

Para Severino dos Santos, que atua no CPP Nordeste, exemplos desses impactos podem ser vistos em Pernambuco com a ampliação do Porto de Suape:  “A produção pesqueira nos arredores do Porto está bastante prejudicada por conta da poluição, o modo de vida das comunidades vem sendo ameaçado, e o documentário denuncia isso”.

Para a secretária executiva do CPP, Maria José Pacheco, esse será um importante instrumento de luta política: “Esse modelo passa por cima das comunidades só visando o lucro. As empresas chegam e levantam resorts e portos ameaçando o sustento de milhares de pessoas. Inclusive, já existem movimentos para privatizar águas públicas em diversas regiões. Esse momento é de luta para os pescadores e as pescadoras e o vídeo contribui muito para o processo”. 

O lançamento de "Vento Forte" contará com a participação do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), que após a exibição promoverá debate com o público e também haverá coleta de assinaturas de adesão à Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras.

Informações do evento em Recife -  Lançamento do Documentário "Vento Forte":

Dia 23 de fevereiro, às 19h. Cinema da Fundação Joaquim Nabuco – Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife-PE. Entrada gratuita.

Acompanhe as redes sociais do Blog Voz em Rede: Facebook | Twitter | G+