Fórum Educação
21 de janeiro de 2020, 22h12

VÍDEO: Até Boris Casoy condena denúncia do MP contra Glenn Greenwald

Conservador e defensor da Lava-Jato, Casoy saiu em defesa do editor do The Intercept Brasil após ação do MPF

Reprodução/RedeTV

O jornalista Boris Casoy, âncora do Rede TV News, classificou nesta terça-feira (21) a denúncia do Ministério Público Federal contra o jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil, como “muito estranha” e um sinal de um caminho para um abismo autoritário. Casoy é conhecido por suas posições conservadoras.

Diferentemente de outros comentário feitos no telejornal em que exaltou a Lava Jato e foi contra a Lei de Abuso de Autoridade, o âncora do Rede TV News criticou a postura do Ministério Público. O procurador Wellington Oliveira denunciou Glenn com base em mensagens obtidas pela Operação Spoofing, que investigou o vazamento de conversas de autoridades que deu origem à Vaza Jato.

“À primeira vista esse enquadramento do jornalista americano é muito, mas muito estranho. Parece que estamos beirando o precipício da intolerância autoritária. Para muita gente até cheira a perseguição. No episódio, gostasse ou não, ele atuou jornalisticamente de maneira absolutamente profissional”, afirmou âncora.

Casoy ainda lembrou que a PF não viu motivos para indiciar Glenn. “Além disso, há um relatório da Polícia Federal dizendo não ver evidências de que Glenn Greenwald tenha participado de crimes nesse episódio. E como se não bastasse há uma liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo, baseada na liberdade de imprensa proibindo que Glenn seja investigado”, declarou.

O jornalista Leandro Demori, editor-executivo do Intercept, compartilhou o vídeo. Alexandre Aguiar, colunista do Jornal NH, republicou o vídeo e comentou a declaração de Casoy: “Duríssimo comentário do jornalista Boris Casoy, tradicionalmente alinhado com a direita lavajatista, crítico da denúncia do MPF contra Glenn Greenwald”.

Assista à fala de Casoy: 

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum