Vídeo: “O direito de sonhar é tirado da periferia”, diz Tchê Tchê

Depoimento foi ação do São Paulo no Dia da Consciência Negra; jogador lembra ainda que é difícil ver médicos negros em hospitais de elite

O meia Tchê Tchê no vídeo em que faz seu depoimento (Foto Reprodução Twitter)
Escrito en BRASIL el

Em um vídeo postado pelo São Paulo em suas redes sociais como ação no Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira (20), o meia Tchê Tchê afirma: “O direito de sonhar é tirado muitas vezes da periferia”.

Na publicação, o atleta faz um depoimento sobre o que passou e o que vê seus antigos vizinhos viverem. “Eu volto onde nasci, na minha quebrada e as pessoas não têm a condição de [pensar]: ‘Caramba, eu posso lutar e eu posso sair daqui’”.

Para ele, é “difícil você sonhar quando você vê seu pai trabalhando todo dia e mal dá para pagar as contas”. No entanto, Tchê Tchê ressalta que não é que as pessoas na periferia não sonhem. “É a realidade que a gente vive lá. Eu falo porque eu vivi isso”.

Na avaliação do atleta, a consequência dessa falta de perspectiva é a baixa presença de pessoas negras em posições sociais mais destacadas. “Por isso que é difícil ver um negro em cargos mais altos. É difícil você ver um negro médico. Você vai nos hospitais de alta linha em São Paulo dificilmente você vê um negro ali como médico, como chefe. Agora, o segurança é diferente. Você vê o segurança, o manobrista, eles são negros”, afirmou.

Falando especificamente sobre racismo, ele afirma que, em sua visão, dificilmente ele vai acabar. “A gente pode ter a voz mais ativa para que as pessoas se conscientizem e isso possa diminuir cada vez mais”, disse.

Por isso, o jogador afirma que sempre vai lutar por essa causa. “Tenho filho e não quero que ele passe por diversas coisas que eu passei.”

Veja o vídeo:

https://twitter.com/SaoPauloFC/status/1329764485486301184

Temas