Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
03 de novembro de 2019, 21h31

Visitas a Abrolhos são suspensas por três dias após chegada de óleo

Se o material avançar, a suspensão poderá ser prorrogada

Foto: Marinha

Está suspensa por três dias a visitação ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, arquipélago baiano. A decisão foi tomada neste domingo (3) pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), após a chegada de manchas de óleo ao local.

O objetivo da restrição é minimizar danos à saúde dos turistas e não atrapalhar as ações de prevenção, controle e remoção do óleo. Se o material avançar, a suspensão poderá ser prorrogada.

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, sobrevoou o parque neste domingo. Em Porto Seguro (a 715 km de Salvador), segundo a Folha, o ministro disse que “não tem bola de cristal” para estimar o volume e a dinâmica do vazamento do óleo que atingiu as praias do litoral nordestino.

“É um óleo difícil, que vem a meia água. O radar não pega, o sonar não pega, o satélite não pega. A gente tem uma visualização dele quando chega na água. É difícil, a gente não tem uma bola de cristal em relação a isso”, respondeu Silva sobre a chance de novas manchas.

Em Abrolhos são encontrados alguns principais bancos de corais do litoral brasileiro, além de mais de 1.000 espécies de plantas e animais. O arquipélago também é conhecido por receber as baleias-jubarte, que procuram as suas águas calmas para o acasalamento.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum