Zambelli usa vídeo da campanha de Macri em 2019 para dizer que argentinos repudiam Fernández

Pelo Twitter, a deputada usou imagens do ato final da campanha macrista, em 19 de outubro de 2019, mas disse se tratar de um vídeo atual de manifestantes contra a estatização de uma empresa agroexportadora

Cena do vídeo fake de Carla Zambelli (foto: reprodução Twitter)
Escrito en POLÍTICA el

Nesta quinta-feira (11), a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), lançou mais uma fake news através de seu Twitter, desta vez envolvendo um assunto internacional.

Segundo a deputada, os argentinos foram em massa às ruas de Buenos Aires protestar contra a expropriação da empresa agroexportadora Vicentin – projeto apresentado pelo governo de Alberto Fernández, e que ainda precisa ser aprovado no Congresso.

No entanto, o vídeo que a deputada apresenta como “prova” da manifestação, na verdade, é o vídeo do ato final da campanha para a reeleição de Mauricio Macri, ocorrido em 19 de outubro de 2019. Inclusive, é possível identificar o grito de “sí se puede” (“sim, é possível”), entoado pelo público, que era o slogan macrista na reta final, tentando animar seus apoiadores para uma possível virada, já que as pesquisas de opinião previam sua derrota.

Aliás, foi o que aconteceu. Apesar da massividade daquele ato, a campanha terminou em fracasso, já que, uma semana depois, o então presidente perdeu aquela eleição ainda no primeiro turno, para o atual mandatário, Alberto Fernández.

Outro aspecto que torna absurda a fake news de Zambelli é justamente o grito de “sí se puede”, que se pode escutar no vídeo que ela publica. Se a manifestação fosse mesmo a respeito do projeto de expropriação, esse grito mostraria mais uma adesão a medida que um protesto contra ela.

Sobre o projeto de expropriação da empresa Vicentin, se trata de uma empresa que já declarou falência, devido a uma dívida de 1,5 bilhão de dólares. O próprio presidente Fernández justificou a medida dizendo que “não estamos propondo a intervenção de uma empresa próspera, não faríamos isso, se trata de uma empresa que está em quebra, e o Estado tem que atuar para defender os empregos e garantir a soberania alimentar”.

Apesar das muitas críticas à medida nos meios de comunicação hegemônicos da Argentina, que acusam o governo de atuar com viés ideológico, não houve nenhuma manifestação contra a medida até o momento, diferente do que alega o tuíte da deputada Zambelli.

Nota do autor: como jornalista, também posso confirmar pessoalmente que o vídeo de Zambelli é falso, porque estive presente no ato de campanha macrista que é mostrado no vídeo, que aconteceu, como diz a matéria, no dia 19 de outubro de 2019, uma tarde de sábado, na qual eu estava trabalhando na cobertura que fiz das eleições argentinas para o GGN e para o meio chileno El Desconcierto.