BOLSONARO

Velásquez e o retrato da alma de Bolsonaro - Por Manoel Herzog

O retrato da família presidencial, presente de um talentoso admirador, me remeteu a Don Diego Velásquez

O retrato da família Bolsonaro e o artista.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en OPINIÃO el

O retrato da família presidencial, presente de um talentoso admirador, me remeteu a Don Diego.

Considerado o maior pintor de todos os tempos por Picasso, que foi considerado o maior pintor de todos os tempos, Diego Velásquez produziu o retrato humano mais primoroso de todos os tempos: o do Papa Inocêncio X.

A genialidade de Don Diego consistia em captar, pra além dos traços, a alma de seus modelos. São célebres os retratos que fez da legião de excluídos, bobos da corte, bufões, loucos, anomalias que os nobres criavam na corte para seu divertimento. Velásquez conferiu dignidade, humanidade a estas personagens.

O famoso retrato de Inocêncio X é uma obra prima, de perfeição técnica absoluta, e traduz a quem o vê toda a maldade do papa, o caldo de torturas da Inquisição, o poder sujo, as tramoias políticas de um Estado teocrático corrupto e elitista. A releitura que Francis Bacon fez do quadro transpõe todo o horror subjacente às cores da paleta de Velásquez.

Quando viu-se retratado pelo mestre, Inocêncio X, que se sabia um monstro, não manifestou alegria, mas teve que reconhecer a perfeição do trabalho. Deu ao pintor uma moeda de ouro e disse:

"Ficou real demais."

O retrato do Papa Inocêncio X por Diego Velásquez

A releitura de Francis Bacon do retrato do Papa Inocêncio X por Diego Velásquez;