Bolsonaro nomeia candidato menos votado como reitor da UFPB

Professores e alunos classificaram a nomeação de Valdiney Gouveia como "ataque à democracia"

Valdiney Veloso (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta quinta-feira (5) o professor Valdiney Veloso como reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A chapa de Valdiney foi a menos votada na consulta popular feita na instituição.

Valdiney divide chapa com Liana Filgueira Albuquerque e ambos tiveram soma ponderada de apenas 106,496 nas eleições. Em primeiro lugar estavam Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, que conquistaram uma soma de 964,518. Apesar da Constituição prever que o presidente escolha o nome de quem vai ocupar o cargo, historicamente o nome escolhido é o primeiro da lista tríplice enviada para o Ministério da Educação (MEC).

Valdiney Veloso não é o primeiro reitor menos votado escolhido por Bolsonaro para chefiar universidades e institutos federais. O presidente também nomeou nomes menos votados na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), entre outras.

Alunos e professores da UFPB repudiaram a interferência do presidente. Segundo o presidente da ADUFPB, Fernando Cunha, nomear o terceiro colocado de uma eleição é um ataque direto à democracia.

“Ele não tem legitimidade nenhuma para ser reitor da universidade”, afirmou Fernando. Valdiney Gouveia recebeu apenas 5% dos votos e no colégio dos Conselhos Superiores não teve um único voto. “Iremos agir de forma a fazer valer a eleição que nós realizamos”, disse, em entrevista ao Jornal da Paraíba.