Milton Nascimento processa candidata do MDB por uso irregular de música em campanha

Em nota de repúdio, cantor diz que a atitude de Maria Lúcia Cardoso é "nojenta e vergonhosa"

Foto: Nathalia Pacheco/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O cantor e compositor Milton Nascimento foi às redes sociais na noite desta quarta-feira (4) para denunciar a candidata a prefeita de Pitangui (MG), Maria Lúcia Cardoso (MDB), pelo uso irregular da música "Maria, Maria" em sua campanha. Ex-deputada federal, a candidata teria recusado acordos "amigáveis" com o músico, que então decidiu processá-la.

Em sua nota de repúdio, o cantor chama a atitude de "nojenta e vergonhosa" e destaca que o uso de qualquer música requer autorização prévia por parte de seus autores. "Já estão sendo tomadas (por parte de nossos advogados) medidas processuais cabíveis para que a candidata possa responder judicialmente sobre esse ato, já que se negou a resolver amigavelmente essa questão", escreveu o artista.

Em seguida, Milton faz um alerta para que eleitores fiquem atentos aos atos de seus candidatos. "Neste caso, a candidata MARIA LUCIA CARDOSO, antes mesmo de possivelmente ser eleita, já infringiu gravemente uma Lei Federal que visa proteger as criações intelectuais e seus autores, imagine então do que ela seria capaz depois de tomar posse, já com o poder, o diploma e, principalmente, a caneta de Prefeita em suas mãos", completa.

Em nota ao portal O Tempo, o advogado Audrey Batista, que representa Maria Lúcia Cardoso, afirma que a música foi usada poucas vezes no início da campanha e teve sua execução interrompida após a notificação por uso indevido. Ele afirma ainda que a campanha chegou a negociar o pagamento dos direitos autorais, mas os valores estavam fora da “realidade atual” e por isso não concluíram a negociação.