Em tempo de Bolsonaro, Banco Mundial prevê que Brasil terá maior recessão das últimas décadas

Em relatório divulgado neste domingo (12), instituição projeta para o país uma retração de 5% na economia em 2020

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deverá ter retração de 5% em 2020, o que representa a pior recessão em 58 anos, segundo estudos do Banco Mundial. A projeção foi divulgada, neste domingo (12), no relatório da instituição sobre os impactos econômicos do novo coronavírus na América Latina e no Caribe.

O cenário tem relação com a postura de Jair Bolsonaro na condução do combate ao novo coronavírus. A entidade afirma que o nível de atividade econômica na América Latina mostra sinais de um “dramático declínio”.

Conforme o relatório do banco, os programas sociais de proteção devem ser rapidamente ampliados e ter sua cobertura estendida para diminuir o impacto da crise.

O relatório diz, também, que uma crise mergulhará todos os países da região em recessão, menos a Guiana, que crescerá, e a República Dominicana, que permanecerá estável.

Perspectivas “não são boas”

Martín Rama, economista-chefe do Banco Mundial para América Latina e Caribe, declarou que as perspectivas para a região “não são boas” e que a situação econômica é bastante difícil.

“Os governos da América Latina e do Caribe enfrentam o enorme desafio de proteger vidas e ao mesmo tempo limitar o impacto das consequências econômicas”, afirmou. "Isso exigirá políticas coerentes e direcionadas em uma escala raramente vista antes”, afirmou.