Abraham Weintraub viajou aos EUA utilizando o passaporte diplomático

Reportagem do Brasil de Fato mostra que ex-ministro da Educação viajou para Miami com o documento mesmo após ter sido exonerado

Abraham Weintraub - Foto: Alessandro Dantas
Escrito en POLÍTICA el

Por Igor Carvalho, do Brasil de Fato

No dia 19 de junho deste ano, um dia após anunciar que deixava o comando do Ministério da Educação, Abraham Weintraub utilizou o passaporte diplomático para viajar aos EUA. A informação foi passada ao Brasil de Fato, via Lei de Acesso à Informação, pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Brasileiros estão obrigados a cumprir quarentena antes de entrar nos EUA, por conta da pandemia do coronavírus. Porém, ministros possuem direito a visto especial que os eximem de cumprir a norma sanitária americana.

O documento recebido pela reportagem mostra que no dia 17 de junho, o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, foi informado que Weintraub havia sido indicado pelo governo federal, via ministério da Economia, para ocupar um cargo no Banco Mundial. Para sair do país, o ex-ministro da Educação recebeu autorização do Itamaraty para utilizar o passaporte diplomático.

Confira a reportagem completa no Brasil de Fato