PSOL questiona Ministério da Justiça sobre investigação contra Sleeping Giants

"Ministério não pode ser usado como uma polícia política de Bolsonaro pra perseguir adversários", diz Marcelo Freixo sobre o pedido de informações

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Deputados do PSOL protocolaram um requerimento de informações cobrando explicações do Ministério da Justiça sobre a abertura de investigação por parte de um delegado da Polícia Federal contra a Sleeping Giants Brasil, grupo que promove a desmonetização de veículos de direita que propagam fake news e discurso de ódio.

No requerimento, o PSOL solicita cópia do processo e de todos os documentos relativos à abertura de inquérito, além de pedir a relação dos órgãos contatados pela pasta e que tiveram acesso às informações.

Deputados também questionam se existem outras investigações semelhantes no Ministério e se o chefe da pasta, André Mendonça, assim como o presidente Jair Bolsonaro, stinham conhecimento da operação.

"O Ministério da Justiça não pode ser usado como uma polícia política de Bolsonaro pra perseguir adversários", escreveu o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) ao anunciar o pedido de informações.

O Intercept Brasil revelou recentemente que o delegado Ricardo Filippi Pecoraro, da Polícia Federal do Paraná, que investigou o Sleeping Giants Brasil é cunhado do editor do site bolsonarista Senso Incomum.

Flavio Azambuja Martins, mais conhecido pelo pseudônimo Flavio Morgenstern, já foi acusado pelo movimento de publicar notícias falsas. O influenciador bolsonarista também já foi condenado a indenizar Caetano Veloso em R$ 120 mil por acusá-lo de pedofilia.

https://twitter.com/MarceloFreixo/status/1298260509846724610