Zema, Amoêdo e Partido Novo se desentendem ao comentar sobre impeachment de Bolsonaro

Declaração dada pelo governador de Minas Gerais expôs racha no partido

Zema e Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)Créditos: Allan Santos/Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), usou as redes sociais nesta sexta-feira (29) para rebater uma mensagem publicada pelo seu partido sobre o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. O Novo havia corrigido uma declaração dada pelo filiado.

"Em entrevista, critiquei a hipótese de pedido de impeachment do presidente. Não me fiz tão claro. Vai esclarecimento: continuo crítico à postura daqueles que defendem o impeachment. Como mandatário, não me envolvo em questões partidárias, mas respeito qualquer posicionamento futuro", escreveu Zema, aliado de Bolsonaro.

A mensagem foi publicada em resposta a um tuíte do partido que esclarecia que o Novo não aderiu oficialmente à pauta do impeachment, como o governador havia afirmado em entrevista a uma rádio.

"O NOVO esclarece que houve um mal-entendido por parte do governador Romeu Zema e que não há decisão formada sobre o impeachment. O partido tem consultado juristas e sua bancada federal tem analisado de forma técnica os possíveis crimes de responsabilidade", escreveu a legenda.

"Caso decida pelo impeachment, o NOVO notificará da forma adequada seus filiados pelos seus canais oficiais", acrescentou.

A posição de Zema expõe, segundo o jornal O Tempo, um racha interno no Novo. O ex-presidenciável João Amoêdo, fundador do partido, é um dos defensores da adesão ao impeachment e ironizou o governador mineiro.

"Com base nessa afirmação do Zema, parabenizo o NOVO pela decisão tomada a favor do impeachment. O partido não pode compactuar com crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente", tuitou.

https://twitter.com/RomeuZema/status/1355296658779738114
https://twitter.com/partidonovo30/status/1355154481114193922
https://twitter.com/partidonovo30/status/1355154482284404738
https://twitter.com/joaoamoedonovo/status/1355148638838788097