Lula e Alckmin se encontram em jantar em São Paulo; veja fotos

Jantar promovido pelo Prerrogativas reuniu Lula, Alckmin, Randolfe, Tebet, Kassab, Rodrigo Maia, Omar Aziz e outras lideranças políticas

Lula com Janja e Geraldo com Lu Alckmin em jantar do Prerrogativas (Foto: Ricardo Stuckert)Créditos: Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (ex-PSDB) posaram juntos para uma foto pela primeira vez desde o início das especulações sobre uma possível chapa conjunta nas eleições de 2022. Os dois participaram do jantar realizado anualmente pelo Grupo Prerrogativas.

O advogado Marco Aurelio de Carvalho, coordenador do Prerrogativas, disse à Fórum que o encontro tem como objetivo fazer um balanço das conquistas do ano, mas também construir um caminho para um frente ampla nas eleições de 2022. Durante discurso realizado na abertura do evento, nomeado "Jantar Pela Democracia", Carvalho disse que a atividade tinha como objetivo dar um recado para "reconciliar o país" e enfrentar a fome.

No jantar, Lula e Alckmin tiveram seu primeiro encontro público desde que começaram as conversas para o ex-tucano assumir a vice em uma chapa petista em 2022. O ex-presidente receberá um prêmio durante o evento, realizado no restaurante Figueira Rubaiyat.

Além dos dois, diversas lideranças políticas participaram do evento. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e os senadores Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Renan Calheiros (MDB-AL) e Simone Tebet (MDB-MS), estão entre os que foram ao jantar. Lula e Kassab, inclusive, foram flagrados em uma longa conversa pelo jornalista Guilherme Amado.

Os governadores Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI) e Rui Costa (PT-BA) também participaram do evento.

Jantar do Prerrogativas

À Fórum, Carvalho afirmou que o jantar não foi organizado com o objetivo de reunir Lula e Alckmin, como circulou em alguns veículos da imprensa. “Isso vai acontecer porque eles estarão lá, mas não foi organizado pra isso”, disse, pela manhã.

Além disso, Marco Aurélio destacou que “o Prerrogativas é um grupo de advogados que foi criado em 2014 para defender a democracia, as instituições, nasceu sob a inspiração do Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, que foi deputado constituinte, advogado de presos políticos, continua sendo um inspirador do grupo”.

Desde então, o advogado afirma que o “grupo passou a ter um papel de protagonismo nas principais disputas de narrativas em relação à Lava Jato e ao lava-jatismo, foi o grupo que mais veementemente defendeu o ex-presidente Lula e a tese de suspeição e parcialidade”.

“Todos os anos, com exceção do ano passado por causa da pandemia, o grupo se encontra para fazer o seu jantar de final de ano para poder, de alguma forma, refletir sobre os desafios que projetam para o ano seguinte e também comemorar e louvar as conquistas dos anos anteriores”, diz.

O advogado também destacou o fato de o encontro já ter reunido grandes figuras da vida pública e política do Brasil e ressalta que o objetivo desses encontros se dá em torno de algo maior do que apenas discutir questões eleitorais.

https://www.youtube.com/watch?v=aJs62KKW5m8
https://twitter.com/AttuchLeonardo/status/1472721144516169735
https://twitter.com/videospolitico/status/1472703338475106314?t=wd9LZHvG8PskCCKddS-fXQ&s=19
https://twitter.com/guilherme_amado/status/1472712852821708803