Funcionários do Banco Mundial pedem investigação contra Weintraub por fake news e campanha política

Documento diz que conduta do ex-ministro é "inaceitável" e cita ataques à CoronaVac e defesa da cloroquina

Weintraub debocha e tira foto nos EUA (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

A Associação de Funcionários do Banco Mundial pediu investigações contra o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, um dos diretores-executivos da instituição, por disseminar fake news durante a pandemia do coronavírus e fazer campanha política para um cargo no Brasil.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, a carta foi enviada ao Comitê de Ética da instituição. Nela, funcionários dizem que o comportamento do ex-ministro é "inaceitável".

"Dado o papel crítico do Banco Mundial na luta contra a Covid-19 no mundo, achamos inaceitável que um membro do conselho administrativo (muito mais do que qualquer outro membro da equipe) publique nas mídias sociais informações patentemente falsas, aparentemente com o objetivo de politizar a pandemia ou contribuir para teorias da conspiração", diz o documento.

Alguns dos exemplos citados no documento, datado de 24 de fevereiro, são ataques de Weintraub contra a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan e o laboratório Sinovac, e sua defesa da cloroquina, medicamento ineficaz contra a Covid-19.

Há ainda a menção a uma possível campanha eleitoral para o governo de São Paulo. O governador do estado, João Doria (PSDB), é um dos principais clientes do banco e se tornou alvo do ex-ministro após embate do tucano com o presidente Jair Bolsonaro.

Essa é a segunda reclamação feita por funcionários do Banco Mundial contra Weintraub. Em junho do ano passado, a associação havia pedido ao Comitê de Ética a suspensão da nomeação até que fosse apurada sua atitude em episódios como discursos preconceituosos em relação à China e comentários contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).