Em manifesto, OAB e CNBB apontam que Bolsonaro é principal responsável pela "tragédia que vivemos"

"É hora de estancar a escalada da morte! Basta de insensatez e irresponsabilidade", pregam seis entidades em nota

Foto: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

As entidades signatárias do Pacto pela Vida e pelo Brasil lançaram nesta quinta-feira (11) um novo manifesto em que pregam uma união de forças para conter a escalada de mortes por Covid-19 no Brasil. A carta traz novas críticas à gestão do presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia.

"É hora de estancar a escalada da morte! A população brasileira necessita de vacina agora. O vírus não será dissipado com obscurantismos, discursos raivosos ou frases ofensivas. Basta de insensatez e irresponsabilidade", diz trecho da mensagem.

Assinam a carta a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão Arns, a Academia Brasileira de Ciências, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

"Além de vacina já e para todos, o Brasil precisa urgentemente que o Ministério da Saúde cumpra o seu papel, sendo indutor eficaz das políticas de saúde em nível nacional, garantindo acesso rápido aos medicamentos e testes validados pela ciência, a rastreabilidade permanente do vírus e
um mínimo de serenidade ao povo", afirman.

Segundo as entidades "a ineficiência do Governo Federal, primeiro responsável pela tragédia que vivemos, é notória" e governadores e prefeitos "não podem assumir o papel de cúmplices no desprezo
pela vida".

A mensagem ainda pede que o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal se empenhem na missão de garantir o combate à pandemia.