Coronel responsável pelo Enem pede demissão após dois meses e meio no cargo

Alexandre Gomes da Silva é o quinto titular da Diretoria de Avaliação da Educação Básica a se afastar em dois anos e meio do governo Bolsonaro

Foto: Inep
Escrito en POLÍTICA el

O coronel da Aeronáutica Alexandre Gomes da Silva, responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pediu demissão do cargo de diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Sua exoneração foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (26).

Gomes da Silva manifestou a intenção de sair do posto há algumas semanas, cerca de dois meses após assumir a função.

Apesar de Interlocutores afirmaram que o pedido de exoneração teria sido feito por questões "pessoais", a demissão de Silva é atribuída nos bastidores à falta de experiência e de capacidade para lidar com as pressões do cargo.

Anderson Furtado Oliveira, servidor de carreira do órgão, foi nomeado recentemente e assumirá o posto interinamente.

Gomes da Silva é o quinto titular da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) em menos de dois anos e meio nomeado pelo governo Jair Bolsonaro (Sem Partido). A saída dele traz o receio de impactos em avaliações importantes como o Enem e o Saeb, de onde se origina o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Indefinições em relação ao Enem, que até agora não tem datas anunciadas, também têm levado preocupação ao quadro técnico.

Com informações do Globo

Temas