Ivan Valente defende Lula candidato em 2022

Deputado do PSOL criticou a tese defendida pela colunista Eliane Cantanhêde

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) usou as redes sociais neste domingo (11) para criticar o artigo da colunista Eliane Cantanhêde, do Estado de S. Paulo. O parlamentar afirmou que propor que o ex-presidente Lula (PT) abra mão da candidatura é "endossar o autoritarimo".

"Propor a Lula abrir mão de candidatura para evitar possível conflito político é endossar o autoritarismo. Ora, Lula, ou qualquer cidadão apto, tem o direito de postular candidatura", tuitou o deputado do PSOL.

"O dever democrático é assegurá-la e combater qualquer tentativa de sabotagem das regras do jogo", completou.

Em seu artigo, Cantanhêde defendeu que Lula desse um “golpe de mestre” e abdicasse da cabeça de chapa nas eleições. O ex-presidente lidera em todas as projeções para o pleito. As críticas ao texto fizeram o nome da jornalista chegar aos assuntos do momento do Twitter. A cantora Zélia Duncan esteve entre as críticas.

A posição de Valente dialoga com o que foi decidido no diretório nacional do PSOL, no sábado. O partido, que definirá apenas em setembro a posição oficial diante do pleito presidencial, tende a não lançar candidatura própria em 2022.

https://twitter.com/IvanValente/status/1414336194045878273