Bolsonaro tem no DNA o golpismo da extrema-direita, diz Fernanda Melchionna

Vice-líder do PSOL na Câmara, Fernanda Melchionna ressalta que é preciso derrotar Bolsonaro em 2021. "Quem aposta em sangrar para vencê-lo na eleição está cometendo uma irresponsabilidade histórica"

Fernanda Melchionna (Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao Fórum Café na manhã desta quarta-feira (14), a deputada Fernanda Melchionna (RS), vice-líder do PSOL na Câmara, afirmou que é preciso forçar um impeachment de Jair Bolsonaro em 2021, pois não tem dúvida que o atual presidente tentará um golpe nas eleições de 2022.

"Eu não tenho dúvida que o Bolsonaro vai tentar um golpe no sentido de não reconhecer os processos [eleitorais]. Ele tem no DNA essa característica da extrema-direita, como [Donald] Trump fez nos EUA. Nos EUA teve aquela invasão patética do Capitólio, que foi minoritária mas foi invasão e teve até morto. Imagine em relação ao Brasil que tem uma democracia burguesa menos sólida do que a estadunidense?", afirmou.

A deputada ressalta no entanto que é preciso diferenciar a "vontade" da "capacidade" de Bolsonaro.

"Eu acho que ele perdeu muita força e, claro, ele tem uma base que ainda resiste, violenta, mas que é uma minoria social", ressalta.

Segundo ela, o cenário reforça a necessidade de derrotar Bolsonaro em 2021, indo às ruas para que o processo de impeachment seja colocado em pauta.

"Bolsonaro tenta por dentro do regime fechar o sistema político. Só que ele não conseguiu graças à resistência do Brasil, às vozes democráticas", diz. "A melhor forma da gente se prevenir disso, que a gente sabe que o Bolsonaro tentará, é ter voz democrática, povo na rua e essa compreensão. Nós temos claro que é preciso derrotar o Bolsonaro em 2021. Quem aposta em sangrar o Bolsonaro para vencê-lo na eleição está cometendo uma irresponsabilidade histórica", emenda.

Assista à entrevista

https://www.youtube.com/watch?v=32DulzKdq0w