Apesar de apelo de Lira, Pacheco segue contra volta das coligações

O presidente do Senado parece não se dobrar às investidas do chefe da Câmara

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), segue com posição contrária ao retorno das coligações, aprovado em minirreforma eleitoral da Câmara. Pacheco mantém a posição apesar das investidas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Segundo informações do jornalista Paulo Cappelli, de O Globo, Lira tentou convencer Pacheco a mudar de ideia em um jantar que contou com a presença também do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), do senador Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo, e do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), ex-presidente do Senado.

Esse encontro teria ocorrido na noite de quarta-feira (11), provavelmente logo após a aprovação da minirreforma na Câmara.

Pacheco informou ao colunista Valdo Cruz, da GloboNews, nesta quinta-feira (12), que segue contrário à proposta. Ou seja, o encontro não o teria dissuadido. O presidente do Senado já havia sinalizado ser contra qualquer mudança eleitoral em entrevista concedida à emissora na segunda-feira (9).

O retorno das coligações foi aprovado na Câmara após um acordo. A proposta entrou em pauta de forma atropelada por decisão de Lira e trazia consigo pontos polêmicos como o distritão e o voto preferencial.

Quem também se manifestou contra as coligações nesta quinta foi o senador Jaques Wagner (PT-BA). "A coligação, na minha opinião, acaba sendo um estelionato eleitoral. A gente se junta só para a eleição. Então estamos enganando a torcida, o eleitorado. Você junta de A a Z, elege, e depois cada um toma seu rumo", disse em entrevista a Fabíola Cidral e Kennedy Alencar, do portal Uol.