“Ação mercenária”, diz nota de Ciro sobre ações patrocinadas para atacá-lo

Publicações foram feitas por colunista da InfoMoney, Felippe Hermes. Ex-ministro e candidato à Presidência afirma que acionará Justiça e CPI das Fake News para investigar autor

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A assessoria do ex-ministro e candidato à Presidência Ciro Gomes emitiu uma nota sobre a informação revelada nesta quinta-feira (2) pelo youtuber e empresário Felipe Neto de que o jornalista Felippe Hermes, colunista do site InfoMoney, publicou textos patrocinados (pagos) fazendo acusações contra o político do PDT.

O texto que o jornalista patrocinou, a partir do dia 30 de agosto, tem o título: “Quanto custaria reverter a privatização da Petrobras como quer Ciro Gomes” e faz a defesa da privatização da estatal, atacando os argumentos do presidenciável.

“Isso aqui é grave… Por que o fundador do Spotniks e integrante do InfoMoney está pagando para impulsionar matéria atacando o candidato @cirogomes? Tudo registrado no site de transparência de anúncios do Facebook”, pergunta o youtuber.

A nota da equipe de Ciro Gomes informa que o ex-ministro, e seu partido (PDT), tomarão medidas judiciais contra Hermes e que encaminharão o fato para a Comissão Parlamentar de Inquérito das Fake News. A ação levada a cabo pelo jornalista da InfoMoney foi classificada por Ciro como “mercenária”

Confira a íntegra do documento:

Com a descoberta flagrante de ações patrocinadas nas redes sociais para atacar a imagem de Ciro Gomes, informamos que:

1. Ciro Gomes e o PDT entrarão com uma ação na Justiça e outra na CPI das Fake News para que se investigue o que está por trás da ação orquestrada e mercenária do Sr. Felippe Hermes.

2. Compreendemos que não se trata apenas de livre expressão do pensamento, nem divulgação jornalística - o que defendemos democraticamente - mas de pagamento de uma ação negativa nas redes socias contra um pré-candidato à presidência. Isso é ilegal e é assunto muito grave.

3. É preciso investigar porque o Sr Felippe Hermes faz isso e de onde vem os recursos.

4. É necessário aprofundar as investigações sobre a origem destes recursos.

5. Ao mesmo tempo, o PDT pediu a grupos técnicos que examinem se há outras ações negativas pagas, na Internet, contra Ciro.

6. Não nos surpreenderá se isso ficar comprovado, pois Ciro Gomes é um dos políticos brasileiros mais vítimas de fake news.