ELEIÇÕES 2022

Datafolha e Ipec dão vitória de Lula no 1° turno

Os dois mais importantes institutos de pesquisa do país apontam que o candidato do PT deve vencer a eleição já no domingo (2). Confira os números

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Os dois principais institutos de pesquisa do Brasil divulgaram simultaneamente suas pesquisas sobre a corrida presidencial. O Datafolha mostrou que Lula (PT) tem 50% dos votos válidos, contra 36% de Jair Bolsonaro. Na terceira posição houve uma alteração: Simone Tebet (MDB) passou o candidato Ciro Gomes (PDT). Ela tem 6% da preferência do eleitorado, ele perdeu espaço e marcou 5%.

Nos votos totais, Lula teve 48%, enquanto Bolsonaro pontuou com 34%, seguido por Simone Tebet, 6% e Ciro Gomes, 5%, que perdeu a terceira colocação. Brancos e nulos somaram 3% e os indecisos foram 2% do total de entrevistados.

No caso de um eventual segundo turno, o Datafolha informa que o ex-presidente petista teria 54% dos votos válidos, o mesmo índice do último levantamento, e o líder de extrema direita ficou 38%, um ponto a menos do que na semana passada.

A margem de erro da pesquisa Datafolha, segundo instituto, é de dois pontos para mais ou menos. O número de entrevistados foi o maior desta série de sondagens, ouvindo 12.800 pessoas em 310 municípios de todos os estados do Brasil.

Já na pesquisa Ipec (antigo Datafolha), a vantagem é um pouco maior para o petista. Lula atingiu 51% dos votos válidos, ao passo que Bolsonaro obteve 37%. Ciro Gomes e Simone Tebet estão empatadas nesta pesquisa, ambos com 5% das intenções de votos. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Ávila (Novo) registraram 1% cada.

Quando são considerados os votos totais, Lula obteve 42%, Jair Bolsonaro 38%, Ciro Gomes 5% e Simone Tebet igualmente 5%. Votos brancos e nulos representam 6% dos entrevistados, ao passo que 4% não souberam responder.

Se Lula e Bolsonaro se enfrentarem num segundo turno, o Ipec mostra que o candidato de esquerda seria eleito com 52% das intenções de voto, contra 37% do postulante de extrema direita.

O Ipec ouviu 3.008 pessoas presencialmente, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 183 cidades de todos as regiões e estados do país.