ELEIÇÕES 2022

Militares não encontram falhas em urnas eletrônicas e Bolsonaro manda esconder relatório

O presidente reagiu de forma negativa ao tomar conhecimento do resultado dos testes realizados pelas Forças Armadas

Militares não encontram falhas em urnas eletrônicas e Bolsonaro manda esconder relatório.Créditos: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Bolsonaro (PL) e representantes das Forças Armadas, entre eles, o ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, lançaram dúvidas e mentiras sobre a lisura do sistema das urnas eletrônicas ao longo do processo eleitoral. Além disso, impuseram a realização de teste das urnas, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou. 

Pois bem, o primeiro turno acabou e até este momento ninguém teve conhecimento do relatório dos testes realizados pelas Forças Armadas. O motivo? Eles não encontraram nenhum erro no sistema. Apesar do relatório não ter sido divulgado, ele foi encaminhado ao presidente Bolsonaro que, diante do resultado, mandou esconder. 

Segundo informações d'O Globo, ao tomar conhecimento de que o trabalho das Forças Armadas não encontrou nenhum tipo de falha nas urnas eletrônicas, Bolsonaro não autorizou a divulgação do relatório. 

De acordo com relato publicado pelo jornal, Bolsonaro reagiu de forma negativa ao tomar conhecimento do resultado dos testes e disse aos militares que eles deveriam se informar mais, pois, as informações da análise dos militares vão de encontro com as que ele tem sobre o sistema eleitoral brasileiro. 

Diante da ruína de sua "tese" sobre as urnas eletrônicas, Bolsonaro ordenou que o relatório fosse mantido na gaveta e que um outro fosse feito no segundo turno, pois, para o presidente, as urnas podem apresentar fraudes no segundo turno da eleição 2022.

No entanto, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas determinou que o Ministério da Defesa envie uma cópia do relatório sobre as urnas no prazo de até 15 dias. 

 

 

Com informações d’O Globo.