ELEIÇÕES 2022

Debate: Formato permite Lula “massacrar” um Bolsonaro sem dados e despreparado

Começo do debate Band/Cultura/UOL mostrou que sistema em que candidatos ficam livres deixou Bolsonaro largado no estúdio, enquanto Lula usa dados e faz acusações mais consistentes

Créditos: TV Cultura/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O formato adotado no primeiro bloco do debate Band/Cultura/UOL, realizado na noite deste domingo (16), no qual os candidatos ficam livres no estúdio para “dialogar”, tendo cada um 15 minutos, permitiu que Lula (PT) promovesse um verdadeiro massacre contra Jair Bolsonaro (PL), que por não ter dados, informações e preparo, zanza no ambiente e apenas retruca palavras pesadas e acusações batidas e vagas contra o ex-presidente.

Lula começou questionando o atual mandatário sobre quantas universidades e escolas técnicas federais ele construiu em seus quatro anos de governo. Bolsonaro respondeu sobre Bolsa Família, com informações imprecisas e subestimadas, repetindo a cada minuto que o adversário “mente”, ao passo que o petista seguia jogando dados positivos de sua gestão passada e dados negativos da atual administração.

Houve ainda um momento curioso, quando Lula cobrou a resposta sobre alguma universidade construída. “Você fez só uma, mas não vou perguntar porque você não deve saber”, disse o ex-presidente.

Na sequência Lula relembrou as piadas e imitações grosseiras que Bolsonaro fez com vítimas da Covid-19, e listou todos os erros de seu governo frente à pandemia. O líder de extrema direita seguiu usando chavões e clichês, dizendo que "o PT é especialista em editar vídeos" para o acusar, momento em que teve que ouvir de Lula que ele é o "rei das fake news".