ELEIÇÕES 2022

Irado com bolsonaristas, Datena negocia apoio público a Lula e Haddad

Apresentador de jornalístico policialesco é visto como nome forte quando assunto é segurança pública, seara historicamente árida para o PT. Insultos da extrema direita ao seu nome não foram esquecidos por ele

Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O apresentador José Luiz Datena, do policialesco Brasil Urgente, da Band, estaria costurando um apoio a Fernando Haddad, candidato que passou para o segundo turno na disputa pelo governo de São Paulo, e a Lula, ambos do PT, para ajudá-los a terem mais penetração numa seara que sempre foi árida e complicada para a legenda de esquerda: a segurança pública.

Tido como um jornalista experiente e muito influente nesse ramo, Datena estaria disposto a ajudar os dois candidatos do PT a conquistarem votos de eleitores que são muito ligados a preocupações no setor da segurança pública, pauta facilmente dominada pela extrema direita.

Mas se alguém ficar se perguntando por que o veterano apresentador apoiaria Lula e Haddad, já que foi pré-candidato ao Senado por São Paulo com as bênçãos de Jair Bolsonaro (PL), desistindo na última hora, a resposta é simples. Datena não engoliu a incivilidade e a truculência das hostes extremistas bolsonaristas, que o insultaram muito durante o período pré-eleitoral, quando ainda era o nome do presidente a ser lançado como senador.

“Conversar não ofende. Meu objetivo é me manter fora do processo eleitoral, mas fui muito ofendido sem razão na pré-campanha, mesmo sendo leal a quem estava comigo. Isso pode pesar”, teria dito Datena, segundo a coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles.