Kassab admite apoio do PSD a Lula já no primeiro turno

Além da candidatura de Rodrigo Pacheco não ter decolado, as articulações regionais do PSD também têm sofrido revezes

Fernando Haddad, Lula, Gilberto Kassab e Gleisi Hoffmann (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

Após o aceno do presidente do PSD, Gilberto Kassab, ao projeto de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lideranças da legenda em ao menos nove estados têm se aproximado de palanques com o petista.

Kassab afirmou nesta quarta-feira (9) que não seria “impossível” apoiar Lula já no primeiro turno.

Além da candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não ter decolado, as articulações regionais do PSD também têm sofrido revezes.

Outros palanques

Em São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin, cortejado pelo PSD, afastou-se da disputa ao preferir ser vice na chapa de Lula. Na Bahia, onde Kassab tentou emplacar Otto Alencar como candidato ao governo, o próprio senador frisou que disputará a reeleição e apoiará a chapa do PT no estado. No Rio e em Minas, o PSD ainda pode ter candidaturas próprias, mas em arranjos que tendem a abrir palanques para Lula e Ciro Gomes (PDT).

Apesar do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), despontar como palanque a Pacheco, alas da sigla defendem uma aliança com Lula para dar viabilidade à empreitada.

No Rio, o prefeito Eduardo Paes (PSD), encarregado de articular uma candidatura ao governo, lançou o advogado Felipe Santa Cruz, mas costura aliança com Rodrigo Neves (PDT). Também há chance de mudança de rota em estados do Centro-Oeste, como Mato Grosso, onde Lula tem buscado atrair políticos ligados ao agronegócio hoje aliados de Bolsonaro.

Com informações do Globo