Relator do PL dos Combustíveis quer ouvir Lula antes de entregar texto final

Jean Paul Prates é o relator do PL dos Combustíveis e quer criar um programa da estabilização do preço do petróleo e de derivados no Brasil

Jean Paul Prates (Foto: Alessandro Dantas)
Escrito en POLÍTICA el

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), líder da Minoria no Senado, vai se reunir com o ex-presidente Lula (PT) nesta sexta-feira (11) para tratar sobre o PL que busca estabelecer parâmetros para a política de preços de combustíveis da Petrobras (1.472/2021). Jean Paul é o relator da proposta e busca criar um programa da estabilização do preço do petróleo e de derivados no Brasil. 

Segundo reportagem dos jornalistas Renan Truffi e Vandson Lima, do Valor Econômico, o encontro de Jean Paul com Lula contará também com assessores que estão atuando na campanha do petista à presidência. O parlamentar disse ao jornal que vai levar ao ex-presidente detalhes do projeto e do processo de construção do texto final.

Questionada pela Fórum, a assessoria do senador confirmou o encontro, que será em São Paulo e vai tratar também sobre a conjuntura política nacional.

Jean Paul comentou sobre o projeto durante o Jornal da Fórum desta quinta e criticou a inércia do governo na temática. "Nós temos a situação crítica de um governo que olha para os preços crescentes dos combustíveis e não fez nada. Já tem praticamente um ano de alta sustentada, que obviamente tem lastro internacional, mas o que Brasil não precisava seguir porque temos uma situação de autossuficiência energética", declarou Jean Paul em entrevista ao jornalista Miguel do Rosário.

Amortecimento do preço de combustíveis

Em entrevista concedida à Fórum no início do mês, Jean Paul deu detalhes sobre esse mecanismo de amortecimento e criticou a política de preço de paridade de importação (PPI) adotada pela diretoria da Petrobras.

“Sobre o preço em si, a solução agora, politicamente viável, é essa do mecanismo de amortecimento, porque fora dessa solução só poderia ser teimar com o PPI, dizer que PPI é imexível e não pode mudar de jeito nenhum, ou o outro extremo que é rediscutir todo o modelo, o papel da Petrobras, a Política de Preços Internos, a questão da autossuficiência, etc. Como não há clima pra isso nesse momento, por conta do ano eleitoral, o que a gente está tentando fazer pragmaticamente pelo Senado, e com ajuda de outras lideranças… Fazer o governo pelo menos admitir que o preço está absurdo para o cidadão brasileiro… Aí ele admite em audiências públicas, como já fez anteriormente através dos seus prepostos que foram lá, que não sabe e que não quer dar uma solução para os combustíveis foram do PPI, ou seja que não é capaz de dar uma solução para o problema… E então o Senado e a Câmara apresentam uma caixa de ferramenta, uma autorização para colocar uma conta de compensação e uma autorização para colocar dinheiro de fontes que são justamente proporcionais aos ganhos extraordinários que o Estado brasileiro aufere com o preço alto do petróleo, que é exatamente o projeto que a gente tá relatando, da conta de compensação… E que é justo, porque é o ganho conseguido por conta preço do petróleo extraordinariamente alto que acabará devolvendo ao cidadão em forma de amortecimento”, detalhou Jean Paul Prates.

Assista à entrevista de Jean Paul Prates ao Jornal da Fórum:

https://www.youtube.com/watch?v=NiAfHX66pBE