14 ANOS E SEIS MESES

Militar é condenado por traficar cocaína em avião da comitiva de Bolsonaro

Sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues está preso na Espanha onde foi flagrado com 37 quilos de cocaína em avião da FAB que acompanhava comitiva.

Sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, preso por tráfico internacional de cocaína.Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

O sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues foi condenado nesta terça-feira (15) a 14 anos e seis meses de reclusão por tráfico internacional de drogas.

O militar foi preso em Sevilha, na Espanha, em 2019, ao transportar 37 quilos de cocaína pura em um voo da comitiva de Jair Bolsonaro (PL).

A decisão unânime foi proferida por integrantes do Conselho Permanente de Justiça, presidido pelo juiz federal Frederico Magno de Melo Veras, e composto por mais um coronel e três capitães da Aeronáutica.

Por continuar preso na Espanha, o sargento participou da sessão, em Brasília, de forma remota e não se manifestou.

O promotor Ednilson Pires, do Ministério Público militar, afirmou que o sargento agiu com “audácia” ao embarcar com a droga na aeronave. “Ele não contava que ia dar problema na imigração e teria que passar pelo raio-x. Isso foi o que deu errado na empreitada criminosa”, disse.

O advogado Thiago Diniz Seixas argumentou que a Lei de Drogas não se aplica à esfera militar, por isso, o sargento deveria ser julgado com base no Código Penal Militar, cuja pena é menor.

Em fevereiro de 2020, Rodrigues foi condenado pela Justiça espanhola a seis anos e um dia de prisão após confessar o crime. Além disso, ele foi sentenciado a pagar multa de 2 milhões de euros.

Em setembro de 2020, a Justiça da Espanha negou um pedido de transferência do militar. Com a decisão, ele precisa cumprir a pena integralmente no país europeu.

O tempo que ele cumpre na prisão espanhola será descontado da sentença brasileira.