EXPECTATIVA DE VIDA

Boulos diz que Bolsonaro é sinônimo de morte após queda de expectativa de vida do brasileiro

Estudo aponta que desde 2019, a queda da expectativa de vida dos brasileiros caiu 4,4 anos

Guilherme Boulos.Créditos: Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

O líder do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), Guilherme Boulos (PSOL), comentou em sua conta do Twitter nesta segunda-feira (21), a queda da expectativa de vida dos brasileiros de 4,4 anos, de acordo com especialistas ouvidos pelo Valor Econômico.

“Pra quem achava exagero dizer Bolsonaro seria sinônimo de morte: expectativa de vida dos brasileiros caiu 4 anos depois da pandemia”, escreveu Boulos.

Redução da expectativa de vida

Especialistas ouvidos pelo jornal afirmam que a crise sanitária foi um choque que deve acelerar o decrescimento da população, mas não mudar o rumo da tendência demográfica que vinha em curso no Brasil.

Uma pessoa nascida em 2019 no Brasil tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos. Hoje vive cerca de 72,2 anos.

“O primeiro impacto da pandemia é o aumento da mortalidade e, como consequência, forte redução da expectativa de vida”, afirma a pesquisadora Ana Amélia Camarano, coordenadora de Estudos e Pesquisas de Igualdade de Gênero, Raça e Gerações, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Com informações do Valor