No Nordeste, Bolsonaro faz coro com Moro em discurso para atrair cristãos conservadores

Em discurso em Pernambuco, Bolsonaro fez apelo aos "mais de 90% de cristãos" do país. Na noite anterior, no Ceará, Moro lançou sua “Carta de Princípios aos Cristãos”.

Sergio Moro e Jair Bolsonaro (Foto 1 Instagram Sergio Moro/ Foto 2 Presidência da República)
Escrito en POLÍTICA el

Faltando 8 meses para as eleições, Jair Bolsonaro (PL) resolveu partir para o corpo a corpo com seu ex-ministro, Sergio Moro (Podemos), na disputa do eleitorado cristão conservador do Nordeste para tentar reverter a larga vantagem de Lula (PT) na região.

Nesta terça-feira (8), dois dias após a chegada do ex-juiz ao Ceará, Bolsonaro desembarcou em Salgueiro, no interior de Pernambuco, para inauguração de um núcleo de controle da transposição do Rio São Francisco, obra iniciada no governo Lula (PT) e que estava mais de 90% acabada quando assumou o governo, há três anos.

Após ser saudado por nordestinos de seu governo - incluindo um poema do sanfoneiro Gilson Machado, ministro do Turismo - Bolsonaro seguiu o mesmo tom de Moro, atacando indiretamente Lula, sem citar explicitamente o nome do líder nas pesquisas, e conclamando os cristãos conservadores do nordeste.

"Vamos cada vez mais reconhecer cada um que está do nosso lado, que nos ajuda, desde as primeiras horas do dia até quando retornamos para nossa casa e a nossa sagrada família, que essa esquerda tenta destruí-la (SIC) a todo momento", disse Bolsonaro.

"Temos aqui um país de mais de 90% de cristãos. Respeitamos todas as religiões. E assim nós continuaremos sendo", emendou, antes de se referir aos jornalistas, atacados por ele desde o início do governo, ao defender a liberdade de imprensa.

Moro lança "Carta de Princípios Cristãos"

Em evento na noite anterior, no Ceará, Moro avançou sobre o eleitorado conservador, atrelado a Bolsonaro, lançando sua “Carta de Princípios aos Cristãos”.

Moro defendeu a “imunidade tributária” das “Organizações Religiosas e de Terceiro Setor confessionais” e pregou a defesa da “não ampliação da legislação em relação ao aborto”.

No dia anterior, o ex-juiz considerado suspeito aproveitou a gafe (leia abaixo) de Bolsonaro e postou foto ao lado da estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE).