ELEIÇÕES 2022

Pesquisa revela que 18% dos brasileiros se dizem de "extrema-direita"

Estudo realizado pelo Instituto Locomotiva mostra que a extrema-direita é grupo com maior identificação política no Brasil. Outros 25% dizem ter "alta intolerância" política, rechaçando grupos que considera rivais.

Bolsonaro no ato golpista de 7 de Setembr.Créditos: Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa sobre "Polarização Política no Brasil" realizada pelo Instituto Locomotiva a pedido da ONG Despolarize revela que 18% dos brasileiros se dizem de "extrema direita".

É a maior parcela entre grupos que afirmam ter "identificação política". No outro lado, 13% se dizem de extrema-esquerda.

O terceiro maior grupo é do "centro", com 10%. A centro-direita tem 8% de adeptos, enquanto a centro-esquerda tem metade disso. Outros 4% se dizem de esquerda e 6% de direita.

No total, 24% dizem que se identificam mais com a direita, 22% com o centro e 17% com a esquerda - 36% dizem não se identificar com nenhum campo político.

Além disso, 25% da sociedade se classifica diz ter "alta intolerância" política, rechaçando grupos que considera rivais. Outros 34% dizem ter média intolerância e 41% baixa intolerância.

Para 89%, no entanto, a "sociedade está muito dividida politicamente", sendo que 23% dizem que a divisão se dá em "dois grandes polos extremos" e 27% em "dois grandes polos e outros menores" - para 39% está dividida em vários polos e 11% dizem que não está dividida.

O levantamento ouviu 1.315 homens e mulheres, com mais de 16 anos, residentes em 142 cidades de todos os Estados e do Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas por telefone, com aplicação de questionário estruturado, no período de 26 a 30 de novembro do ano passado. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com informações do Valor Econômico