ALLAN DOS SANTOS

Caso Allan dos Santos: Alexandre de Moraes dá cinco dias para governo se explicar

Blogueiro de extrema-direita, que está com prisão preventiva decretada, deixou o Brasil e fugiu para os EUA em 2020

Alexandre de Moraes e Allan dos Santos.Créditos: Montagem/STF/Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deu prazo de 5 dias para que o Ministério da Justiça e Segurança Pública envie informações sobre o pedido de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

“Oficie-se ao Secretário Nacional de Justiça para que, no prazo de 5 (cinco) dias, informe acerca do andamento do pedido de extradição de ALLAN LOPES DOS SANTOS, investigado nestes autos, incluídas informações acerca das medidas adotadas no âmbito do Ministério da Justiça para a sua efetivação junto ao Governo dos Estados Unidos”, determina o ministro no despacho.

Fugiu

O blogueiro de extrema-direita deixou o Brasil e fugiu para os Estados Unidos em 2020, depois de ter sido alvo de operações da Polícia Federal. Ele tinha permissão de permanência somente até o dia 11 de fevereiro de 2021.

Moraes determinou a prisão preventiva do blogueiro e que o Ministério da Justiça e Segurança Pública iniciasse o imediato o processo de extradição.

Ele é investigado em dois inquéritos no Tribunal: o das notícias falsas e o que investiga a atuação de milícias digitais.

Moraes determinou ainda que o secretário Nacional de Justiça, José Vicente Santini, informe quais foram as medidas adotadas para assegurar a extradição junto ao governo de Washington.

Allan dos Santos é suspeito de organização criminosa, ameaça, crime contra a honra e incitação à prática de crimes, entre outros.