ESCÂNDALO

Contarato pede que STF investigue “gabinete paralelo” de pastores no MEC: “Vergonha”

“Milton Ribeiro converteu o MEC num balcão de negócios para suas traficâncias rasteiras, negociando favores públicos à luz do dia”, diz o senador

Contarato: "Eventuais crimes precisam ser apurados".Créditos: Waldemir Barreto/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) anunciou, nesta terça-feira (22), que vai ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir abertura de inquérito contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O objetivo é apurar as denúncias de que a liberação de verbas do MEC depende de orientações de um “gabinete paralelo”, formado por pastores, com o conhecimento de Jair Bolsonaro (PL).

“Milton Ribeiro converteu o MEC num balcão de negócios para suas traficâncias rasteiras, negociando favores públicos à luz do dia. Pedirei hoje ao STF a imediata abertura de inquérito para apurar as gravíssimas denúncias que pesam contra o ministro”, postou Contarato.

“É uma vergonha ver um agente público a serviço de interesses escusos. Eventuais crimes precisam ser apurados. Um áudio revela um gabinete paralelo de atravessadores dentro do ministério. A pasta não pode ser explorada criminosamente com fins eleitorais”, acrescentou o petista.

Um áudio revelado pela Folha de S.Paulo, nesta segunda-feira (21), reforça a tese de que o Ministério da Educação (MEC) foi tomado por um gabinete de pastores que movimenta os recursos de acordo com seus interesses pessoais. 

Gravação mostra o ministro Milton Ribeiro, que também é pastor, assumindo que o presidente Jair Bolsonaro pediu que o MEC priorizasse os pedidos feitos por Gilmar Silva dos Santos, presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Gravação mostra que “prioridade” do ministro é atender “amigos do pastor Gilmar”

“A minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar. [...] Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do Gilmar”, diz Ribeiro na conversa.

O áudio revelado em reportagem de Paulo Saldaña, na Folha, foi gravado durante conversa do ministro com prefeitos, Gilmar e Arilton Moura, assessor de Assuntos Políticos da CGADB. Arilton seria, junto de Gilmar, outro membro do chamado "gabinete paralelo" de pastores.