VIAGEM AO MÉXICO

Lula critica EUA e Rússia por conflito na Ucrânia: “Não interessa uma nova Guerra Fria”

“Trilhões de dólares foram gastos em guerras recentes. Quantia suficiente para eliminar a fome no mundo”, disse Lula, em discurso no México; veja vídeo

Lula defende diplomacia para fim da guerra.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) criticou a postura das grandes potências mundiais diante da guerra entre Rússia e Ucrânia. Ele discursou na Câmara dos Deputados do México, um dia depois de se reunir com o presidente do país, Andrés Manuel López Obrador.

“As grandes potências precisam entender que não queremos ser inimigos de ninguém. Não interessa a nós, nem ao mundo, uma nova guerra fria envolvendo Estados Unidos, China ou Rússia, arrastando o planeta inteiro a um conflito que pode colocar em risco a sobrevivência da humanidade”, declarou Lula.

O ex-presidente se posicionou de forma contrária ao conflito: “Sou e serei contra todas as guerras e qualquer invasão de um país por outro país, seja no Oriente Médio, na Europa, na América Latina, no Caribe, na África, em qualquer lugar do planeta. Defenderei até o fim a paz e a soberania de cada nação diante de agressões externas”.

“Trilhões de dólares foram gastos em guerras recentes, antes e depois do 11 de setembro, no Oriente Médio e mesmo na Europa. Quantia suficiente para eliminar a fome no mundo e preparar o planeta para lidar melhor com as mudanças climáticas”, destacou Lula.

O ex-presidente ressaltou, ainda, que “é inadmissível que em plena segunda década do século 21 alguns líderes insistam em se comportar como nossos antepassados da pré-história, quando não existia diplomacia e a única lei em vigor era a lei do mais forte”.

Lula defende maior participação das mulheres nos espaços de poder

Lula também defendeu maior participação das mulheres, maioria na sociedade brasileira, mas que ocupam poucos espaços de poder, tanto no setor privado quanto no público.

“Eu vejo essa câmara do México e a quantidade de mulheres nela, e penso quando o PT conseguirá provar para a sociedade brasileira que as mulheres podem e sabem governar igual ou melhor que os homens”, disse.

Aprendi três lições aqui no México. Uma com o López Obrador, uma com a direção do Morena e uma terceira aqui na Câmara quando vi que o México tem maioria feminina na Câmara de Deputados. É um desafio que ainda precisamos conquistar no Brasil”, reconheceu Lula.

Ex-presidente destaca consequências da ascensão da extrema direita no país

O petista também abordou, em seu discurso, o avanço da extrema direita no país, com o governo de Jair Bolsonaro (PL).

“As consequências da ascensão da extrema direita no Brasil são 650 mil mortos pela Covid, os 14 milhões de desempregados e os 116 milhões de brasileiros que sofrem com insegurança alimentar. Pessoas que só conseguem comer uma vez por dia, ou simplesmente não têm o que comer”, desabafou.

Lula relembrou os efeitos do golpe que retirou do poder, injustamente, a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), em 2016.

“O resultado do golpe contra a democracia foi a eleição de um governo de extrema direita, que em menos de quatro anos devolveu o Brasil a um passado que julgávamos superado para sempre”, lamentou.

“Em apenas 13 anos de governos do Partido dos Trabalhadores, fizemos uma revolução pacífica. Conjugamos desenvolvimento com inclusão social, estabilidade econômica, respeito ao Estado de Direito e às liberdades individuais e coletivas. O Brasil virou a sexta economia do mundo”, enfatizou Lula.

Assista à íntegra do discurso de Lula: