BOAS-VINDAS

Caciques do União Brasil tentam impugnar filiação de Moro, que sinaliza ainda querer presidência

Oito membros da cúpula do partido já tinham deixado claro que não aceitarão candidatura de Moro à presidência; ex-juiz fez pronunciamento confuso e deixou possibilidade em aberto

Sergio Moro.Créditos: Lula Marques
Escrito en POLÍTICA el

Parte da cúpula do União Brasil, novo partido de Sergio Moro, está insatisfeita com a filiação do ex-juiz à legenda e, mais especificamente, com a possibilidade de ele se candidatar à presidência. Oito caciques da sigla, que são políticos advindos do DEM, entre eles ACM Neto e Davi Alcolumbre, devem apresentar um pedido de impugnação da filiação de Moro

Isso porque nesta sexta-feira (1), apenas um dia após anunciar sua entrada no União Brasil e que abriria mão de concorrer ao Palácio do Planalto, Moro fez um pronunciamento confuso afirmando que não desistiu e que não será candidato a deputado federal, deixando em aberto a possibilidade de ainda ser candidato à presidência. 

Diante da nova fala do ex-juiz, ACM Neto informou à jornalista Natuza Nery, da GloboNews, que ele e seu grupo apresentarão requerimento para impugnar a filiação. Na quinta-feira (31), o grupo já havia deixado claro, em nota, que não aceitaria uma candidatura de Moro à presidência

"Caso seja do interesse de Moro construir uma candidatura em São Paulo pela legenda, o ex-ministro será muito bem-vindo. Mas, neste momento, não há hipótese de concordarmos com sua pré-candidatura presidencial pelo partido", dizia a nota. 

Além de ACM Neto e Alcolumbre, compõem o grupo  o deputado Efraim Filho, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a deputada Professora Dorinha, o ex-ministro Mendonça Filho, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

O grupo liderado pelo presidente do União Brasil, Luciano Bivar, no entanto, tem 9 membros. Caso esta ala decida bancar a candidatura de Moro ao Planalto, a corrente de ACM Neto seria derrotada. Por outro lado, se a filiação de Moro, de fato, for impugnada como querem os 8 caciques, o ex-juiz pode se tornar inelegível, já que o prazo máximo para que os candidatos estejam com filiações oficializadas se encerra neste sábado (2). 

Confira abaixo a nota de parte da cúpula do União Brasil divulgada na quinta-feira sobre a candidatura Moro 

"Nós, membros da Comissão Instituidora do União Brasil, reconhecemos a importância e respeitamos a trajetória na vida pública do ex-ministro Sergio Moro. Entendemos, também, que Moro pode contribuir muito para o debate político nacional.

Entretanto, deixamos claro que o seu eventual ingresso ao União Brasil não pode se dar na condição de pré-candidato à Presidência da República.

Caso seja do interesse de Moro construir uma candidatura em São Paulo pela legenda, o ex-ministro será muito bem-vindo. Mas, neste momento, não há hipótese de concordarmos com sua pré-candidatura presidencial pelo partido.

ACM Neto, Secretário Geral

Efraim Filho, 1º Secretário

José Agripino Maia, Vice-Presidente

Ronaldo Caiado., Vice-Presidente

Prof. Dorinha, Vice-presidente

Mendonça Filho, Vice-Presidente

Davi Alcolumbre, Vice-Presidente

Bruno Reis, Vice-Presidente"