ELEIÇÕES 2022

Renan Calheiros diz que candidatura de Tebet pode ser "nova tragédia do MDB"

O senador reforçou o seu apoio ao ex-presidente Lula e afirmou que só ele pode derrotar Bolsonaro

Renan Calheiros diz que candidatura de Tebet pode ser "nova tragédia do MDB".
Escrito en POLÍTICA el

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) declarou que o MDB pode viver uma nova tragédia se insistir na candidatura da também senadora Simone Tebet (MDB-MS). Para Calheiros, uma candidatura com pouca intenção de votos não tem poder para aglutinar alianças estaduais. Além disso, o parlamentar teme que a sua legenda repita o fracasso da candidatura de Henrique Meirelles, que em 2018 disputou a presidência e terminou o pleito com 1,20% de votos. 

"O que o MDB precisa refletir é se vai repetir a experiência da eleição passada, quando a candidatura do [Henrique] Meirelles levou o partido a uma tragédia, diminuição da bancada no Senado Federa e na Câmara dos Deputados pela metade. O MDB, de uma bancada de 24 senadores, só reelegeu três. Ou temos um candidato para ganhar, ou melhor não ter candidato para não repetir o que já aconteceu", disse Calheiros ao UOL. 

Para Renan Calheiros, só uma queda nas intenções de votos de Lula (PT) e Bolsonaro (PL) pode viabilizar a terceira via. "Sem essa queda, não haverá, consequentemente, espaço para uma projeção de crescimento de nenhum candidato. As eleições estão engessadas desde julho de 2021. Nós temos um gráfico que é uma reta, onde os candidatos da terceira via, somados, não chegam ao segundo colocado", criticou. 

O parlamentar reforçou o seu apoio à candidatura de Lula e afirmou que a eleição deste ano é uma disputa entre a democracia e a autocracia. "Eu apoio o Lula não porque ele é favorito para ganhar as eleições, mas ele é a única candidatura que pode derrotar Bolsonaro e pode reafirmar os valores civilizatórios. Ele é um político que erra pouco. Lula não pode errar mais nesse processo político-eleitoral porque essa não é a sua tradição", afirmou o senador.

Nas recentes pesquisas de intenção de votos, o nome da senadora Simone Tebet oscila entre 1% e 0,5% das intenções de votos. 

 


Com informações do UOL.