COMPLICOU!

Arthur do Val é investigado pelo MPF por fabricação de coquetéis molotov

Quando estava na Ucrânia, ele divulgou, em suas redes sociais, fotos e comentários nos quais afirmava ter participado da fabricação dos explosivos

Mamãe Falei faz pose em frente a arsenal de coquetel molotov.Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

A situação não anda nada boa para o ainda deputa estadual Arthur do Val (União Brasil-SP), ex-MBL. Após a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) ter aprovado a cassação de seu mandato por quebra de decoro, o Ministério Público Federal (MPF) abriu duas investigações contra ele.

O objetivo é apurar a fabricação de coquetéis molotov por Mamãe Falei, quando ele estava na Ucrânia, no início de março.

Na oportunidade, o próprio parlamentar divulgou, em suas redes sociais, fotos e comentários nos quais afirmava ter participado da fabricação dos explosivos para o exército ucraniano.

A representação foi feita pelo deputado estadual Emidio de Souza (PT). Ele aponta violação de tratados internacionais, do qual o Brasil é signatário, e solicita informações do MPF a respeito de eventuais procedimentos a serem adotados, de acordo com a coluna Radar, na Veja.

Rosane Cima Campiotto, chefe da Procuradoria da República em São Paulo, ressalta que as duas investigações contra Mamãe Falei já foram distribuídas aos procuradores.

Áudios com conteúdo misógino e sexista podem provocar cassação

O processo de cassação de mandato contra Do Val também é por conta da viagem à Ucrânia. Na ocasião, ele enviou áudios de conteúdo misógino e sexista a colegas, afirmando que as mulheres ucranianas eram “fáceis porque são pobres”.

A Comissão de Ética aprovou a cassação. Agora, a medida precisa ser confirmada pelo plenário da Alesp. As punições podem ir de cassação até penas brandas, como simples advertência ou perda temporária de mandato.