POLÍTICA

Políticos brasileiros comemoram projeções que apontam vitória de Macron

"Derrotar o fascismo não é uma tarefa apenas de um candidato, mas um dever civilizatório de todos", escreveu o senador Rogério Carvalho.

Rogério CarvalhoCréditos: PT na Câmara
Escrito en POLÍTICA el

 Políticos brasileiros comentaram as primeiras apurações que indicam a vitória de Emmanuel Macron, no segundo turno contra a candidata da extrema direita Marine Le Pen. 
Segundo as primeiras apurações do Instituto Ipsos – baseadas em amostras dos primeiros boletins eleitorais – Macron vence o pleito com cerca de 58,2% dos votos.  Marine Le Pen recebeu 41,8% dos votos. Veja a sequência de tuítes:

Nas redes sociais, o senador Paulo Rocha (PT)  parabenizou o presidente. 
"Parabéns a Emmanuel Macron, reeleito neste domingo como presidente da França. Contamos com o apoio de vossa excelência para a reconstruir o Brasil a partir de 2023. Que seja ao lado do maior presidente da história do nosso país".

 


já o  deputado federal Paulo Teixeira (PT) afirmou que a vitória de Macron representa a derrota da extrema direita na França.  "Agora, vamos eleger Lula presidente do Brasil", emendou.

 

 

O vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) escreveu que o resultado da eleição francesa "representa o avanço das forças democráticas e progressivas". 
"Parabéns aos franceses que reelegeram @EmmanuelMacron que representa o avanço das forças democráticas e progressivas. A vitória é importante já que o presidente Macron tem se destacado pela busca de maior igualdade no país e se esforçado para negociar o fim da Guerra da Ucrânia".

 


O senador Rogério Carvalho (PT) deu um "Tchau, Le Pen". Segundo ele, "derrotar o fascismo não  é uma tarefa apenas de um candidato, mas um dever civilizatório de todos", completou. 
"Parabéns ao presidente da França, Macron pela vitória contra a extrema direitista, Le Pen. Derrotar o fascismo ñ é uma tarefa apenas de um candidato, mas um dever civilizatório de todos. Logo será o povo brasileiro q mandará o ódio de volta p/ o lixo da história" [sic].