FIDELIDADE

Na terra de Lula, vereadores rejeitam entregar medalha a Bolsonaro

Câmara de Garanhuns, em Pernambuco, decidiu por 12 votos a 2 não entregar comenda, que premia quem prestou relevantes serviços ao município

Lula lidera com folga em Pernambuco.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Em 1945, Luiz Inácio da Silva nascia em um sítio que pertencia à área territorial de Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Depois de quase 77 anos, Lula (PT) tem em sua trajetória dois mandatos de presidente do Brasil e a cidade natal não o esquece.

A Câmara de Vereadores de Garanhuns, nesta quarta-feira (27), rejeitou por, 12 votos a 2, a concessão da Medalha Osvaldo Ferreira da Silva a Jair Bolsonaro (PL). A comenda é concedida por mérito político e por relevantes serviços prestados ao município.

A proposta foi apresentada pelo vereador Thiago Paes (PL), do mesmo partido e, portanto, ligado politicamente a Bolsonaro e ao ex-ministro do Turismo, Gilson Machado.

No entanto, a ideia foi rechaçada. Para justificar o voto contrário, grande parte dos vereadores, aliados do prefeito Sivaldo Albino (PSB), partido que no estado mantém forte ligação com Lula, alegou que Bolsonaro não possuí ações que justifiquem a homenagem.

A imensa maioria da população de Garanhuns, que demonstrou indignação pela comenda a Bolsonaro, nas redes sociais, foi contrária à honraria e teve influência na decisão da Câmara, de acordo com informações do blog de Carlos Eugênio.

Em 2018, com apoio de Lula, Haddad teve mais de 72% dos votos em Garanhuns

No segundo turno das eleições presidenciais de 2018, apesar de contar com o apoio e o voto do então prefeito, Izaías Régis (hoje no PSDB), o então candidato Bolsonaro recebeu somente 27,78% dos votos válidos em Garanhuns.

Em contrapartida, Fernando Haddad (PT), com apoio de Lula, conquistou mais de 72% dos votos da população do município.

Lula lidera em PE com mais do que o triplo das intenções de voto em Bolsonaro

O cenário não mudou para 2022. Pesquisa de intenções de voto para a presidência feita entre eleitores de Pernambuco, do Instituto Conectar sob encomenda do Jornal do Commercio, aponta que Lula lidera a disputa com folga em seu estado natal.

Segundo o estudo, divulgado nesta quarta-feira (27), o petista tem 64% das intenções de voto. Isso representa mais que o triplo do índice registrado pelo segundo colocado, novamente Bolsonaro, que soma 17%