ELEIÇÕES 2022

Mauá lança 1° Comitê de Luta e dá início à luta política em 2022

Mauá foi escolhida exatamente por sua história de resistência e pela profunda ligação entre o ABC e as lutas do movimento operário na história recente da democracia brasileira

Lula após ser libertado da prisão.Créditos: Partido dos Trabalhadores
Escrito en POLÍTICA el

No próximo sábado (30) será inaugurado em Mauá o 1° Comitê de Luta, o comitê Luta e Esperança parte dos 113 comitês elaborados como parte do diálogo entre partidos de esquerda e movimentos sociais.

Mauá foi escolhida exatamente por sua história de resistência e pela profunda ligação entre o ABC e as lutas do movimento operário na história recente da democracia brasileira, também por sua composição social, em sua maioria trabalhadoras e trabalhadores de origem nordestina e de outras regiões do país, que encontraram no ABC paulista um lugar para construírem suas vidas e lutas, tendo como horizonte a esperança.

O evento contará com a presença de Fernando Morais, escritor brasileiro de renome internacional e autor da Biografia de Lula, cujo primeiro tomo foi lançado esse ano, ainda acontecerão apresentações artísticas em homenagem à migração nordestina e à história operária da região. 

Com o nome Esperança, esse Comitê de Luta, será lançado às 10h da manhã, no endereço Rua Paulo de Brito, Jardim IV Centenário, em Mauá (SP).

Conversamos com o metalúrgico e jornalista Tarcísio Tadeu, uma das lideranças à frente dos Comitês e Luta no ABC:

‘‘O avanço da fome, desemprego e as constantes ameaças à democracia, são lembretes que existem dois lados, o lado de quem quer destruir o Brasil e aniquilar a democracia e o lado das trabalhadoras e trabalhadores que veem na democracia a esperança por dias melhores com o Brasil fora do mapa da fome, como aconteceu nos governos Lula e Dilma, segundo dados da FAO. Queremos de volta o Brasil da esperança e para isso precisamos nos unir, na cidade, no campo e onde for preciso e necessário’’, disse Tarcísio.