ONU

"Sérgio Moro tem sede de poder", diz psicóloga consultada por defesa de Lula em ação na ONU

Comitê de Direitos Humanos da ONU confirmou que houve violação dos direitos políticos e parcialidade nas sentenças do ex-juiz

Créditos: Reprodução/Youtube
Escrito en POLÍTICA el

Os advogados do ex-presidente Lula (PT) contrataram uma especialista em psicologia forense nos EUA, para analisar o perfil psicológico de Sergio Moro (União Brasil) com o intuito de sustentar na ação no Comitê de Direitos Humanos da ONU, a parcialidade nas sentenças proferidas pelo ex-juiz.

A conclusão da profissional, segundo os advogados, foi a de que o ex-juiz tem perfil psicológico autoritário e ambição de poder.
"Queríamos ter a certeza de que estávamos fazendo uma análise de perfil adequada do ex-juiz perante o órgão, que é da maior importância", diz o advogado que representa Lula, Cristiano Zanin em entrevista na manhã desta quinta-feira (28).

O advogado prossegue. "Depois do parecer, assinado por uma das maiores psicólogas forenses dos EUA, pudemos ter a certeza de que Moro tinha de fato ambições políticas e sede de poder, o que o tempo provou ser verdadeiro", diz o advogado. 
 

Violação dos direitos políticos

 

Em nota divulgada nesta quinta-feira (28), o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou a decisão de que houve violação dos direitos políticos e à privacidade no processo de lawfare conduzido pela Lava Jato e parcialidade nas sentenças proferidas pelo ex-juiz Sergio Moro (União), que levaram Lula à prisão e tiraram seu direito de concorrer às eleições presidenciais em 2018.

“Embora o Supremo Tribunal Federal tenha anulado a condenação e prisão de Lula em 2021, essas decisões não foram suficientemente oportunas e efetivas para evitar ou reparar as violações”, afirmou o jurista internacional Arif Bulkan, membro do Comitê.

Os membros do colegiado concluíram que a conduta e outros atos públicos do então juiz Moro - alçado a ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL) - violaram o direito de Lula a ser julgado por um tribunal imparcial; e que as ações e declarações públicas do ex-juiz Moro e dos procuradores violaram o direito de Lula à presunção de inocência.
 
O Comitê também considerou que tais violações processuais tornaram arbitrária a proibição a Lula de concorrer à presidência e, portanto, em violação de seus direitos políticos, incluindo seu direito de apresentar candidatura a eleições para cargos públicos.

“Embora os Estados tenham o dever de investigar e processar os atos de corrupção e manter a população informada, especialmente em relação a um ex-chefe de Estado, tais ações devem ser conduzidas de forma justa e respeitar as garantias do devido processo legal”, disse Bulkan.

O Comitê considerou ainda que o mandado de apreensão, emitido em violação ao direito interno, violou o direito de Lula a sua liberdade pessoal, e que as gravações e divulgação pública de suas conversas violou seu direito à privacidade.

O órgão instou o Brasil a assegurar que quaisquer outros procedimentos criminais contra Lula cumpram com as garantias do devido processo legal, e a prevenir violações semelhantes no futuro.