ELEIÇÕES 2022

Sem consenso, PDT e PSD rompem aliança no Rio de Janeiro

O presidente do PDT não quis ceder na aposta em Santa Cruz, do PSD, pois, o considera novato na política e está atrás de Rodrigo Neves nas intenções de votos

Sem consenso, PDT e PSD rompem aliança no Rio de Janeiro.
Escrito en POLÍTICA el

O PDT e o PSD não vão mais lançar um único candidato para disputar o Palácio de Guanabara. Os pré-candidatos Felipe Santa Cruz (PSD) e Rodrigo Neves (PDT) seguirão separados na disputa. 

Após reuniões entre Carlos Lupi, presidente do PDT, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), um consenso não foi alcançado e a aliança foi rompida.

De acordo com informações do Metrópoles, o presidente do PDT não quis ceder na aposta em Santa Cruz, que é novato na política e está atrás de Rodrigo Neves nas intenções de votos. 

Por sua vez, Eduardo Paes considerou "injusta" basear a viabilidade do candidato do PSD com base em pesquisa. Para o prefeito do RJ, a situação pode mudar, pois, ainda faltam seis meses para a disputa. 

Também pesou o fato de que Eduardo Paes atua para consolidar o PSD no Rio de Janeiro. Prova disso, é que Paes lançou todos os seus secretários à Câmara dos Deputados e tem por objetivo eleger, pelo menos, 10 parlamentares. 

Marcelo Freixo lidera pesquisa para governador do RJ, aponta Datafolha

Marcelo Freixo (PSB) lidera a disputa pelo governo do Rio de Janeiro, de acordo com pesquisa eleitoral realizada pelo Datafolha e divulgada nesta quinta (7). O deputado federal aparece em primeiro, com 22% das intenções de voto, seguido pelo atual governador, o bolsonarista Cláudio Castro (PL), com 18%.

Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considera-se que ambos estão empatados tecnicamente na pesquisa estimulada.

Em seguida aparecem Rodrigo Neves (PDT), ex-prefeito de Niterói, com 7%; Eduardo Serra (PCB), 5%; Cyro Garcia (PSTU), 4%; Felipe Santa Cruz (PSD), 3%; Paulo Ganime (Novo), 2%. Neste cenário, não aparecem André Ceciliano (PT), Anthony Garotinho (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos).

Freixo também está na frente em um segundo cenário

Em um segundo cenário, com André Ceciliano, Anthony Garotinho e General Santos Cruz, Freixo também lidera, com 18% das intenções de voto, seguido por Castro, com 14%.

Demais posições: Anthony Garotinho, 7%; Rodrigo Neves, 5%; Eduardo Serra, 4%; General Santos Cruz, 4%; Cyro Garcia, 3%; André Ceciliano (PT), 2%; Felipe Santa Cruz (PSD), 2%; Paulo Ganime (Novo), 1%.

A pesquisa Datafolha ouviu 1.218 pessoas, entre os dias 5 e 7 de abril.

 

Com informações do Metrópoles