ELEIÇÕES 2022

MPE manda Polícia Federal investigar casal Moro por crime eleitoral

Inquérito policial vai apurar se Sergio e Rosângela Moro cometeram fraude na alteração do domicílio eleitoral do Paraná para São Paulo

Sergio e Rosângela Moro: alvos de investigação.Créditos: Reprodução/Facebook
Escrito en POLÍTICA el

O casal Sergio e Rosângela Moro teve uma surpresa desagradável nesta segunda-feira (16). O Ministério Público Eleitoral (MPE) de São Paulo mandou a Polícia Federal (PF) instaurar inquérito policial para investigar se ambos cometeram fraude na alteração do domicílio eleitoral do Paraná para São Paulo. Os dois se filiaram ao União Brasil e pretendem disputar as eleições de outubro.

O promotor destacou no documento, ao qual O Globo teve acesso, que as explicações apresentadas por Moro e sua esposa “não convencem, impondo-se a necessidade de aprofundamento das investigações para melhor compreensão dos fatos”. Os dois terão de prestar depoimento.

“Pelo menos nesta fase investigatória, quando ainda não foram ouvidas testemunhas e colhidos eventuais elementos comprobatórios complementares, não se pode aceitar o fraco argumento de Sergio Moro de que tem vínculo com a cidade de São Paulo porque recebeu honrarias – a da Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga, é condecoração do Estado, e as demais de outras cidades paulistas, não de São Paulo/SP (Sorocaba, Rio Grande da Serra e Itaquaquecetuba)”, escreveu o promotor.

“Ou que foi contratado pela empresa Alvarez & Marsal — trata-se de empresa para qual prestou serviços por curto período nos Estados Unidos, que tem sede em Nova York, sendo irrelevante por óbvio que tenha um escritório na cidade de São Paulo”, acrescentou.

Promotor afirma que justificativa de Rosângela “parece muito frágil”

Rosângela também não convenceu o promotor. Ele afirmou que “parece muito frágil” a justificativa de que ela teria vínculo com São Paulo por desenvolver trabalhos com a Casa Hunter, associação de defesa de pessoas com doenças raras e deficiências, desde 2016.

Além de depoimento de Moro e Rosângela, foram pedidas as oitivas dos profissionais do setor administrativo, inclusive síndico e responsável pela locação, funcionários e moradores dos locais indicados.

Em março, Moro passou a morar com Rosângela em um flat na Zona Sul da capital paulista, endereço que incluiu no cadastro junto à Justiça Eleitoral e onde afirma ter um contrato de locação.