ELEIÇÕES 2022

Desistência de Doria intensifica racha no PSDB: apoio a Tebet x candidatura própria

A reunião da Comissão Executiva Nacional dos tucanos, que estava marcada para acontecer nesta terça-feira (24), foi adiada para 2 de junho

Simone Tebet vive a expectativa de ter o apoio do PSDB.Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

A desistência de João Doria (PSDB) em disputar as eleições presidenciais provocou um racha entre os tucanos. Há os que defendam o apoio ao nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) e outros que insistem em uma candidatura própria.

A reunião da Comissão Executiva Nacional do partido, que estava marcada para acontecer nesta terça-feira (24), foi adiada.

A expectativa geral era que, nesse encontro de cúpula, a Executiva confirmasse o apoio à emedebista. Porém, diante da divisão, foi necessário ganhar mais tempo e a reunião será no dia 2 de junho, de acordo com informações do blog de Gerson Camarotti, no G1.

Na última semana, os presidentes dos três partidos envolvidos na chamada “terceira via” – MDB, PSDB e Cidadania - combinaram de fazer separadamente, nesta terça, encontros das respectivas comissões executivas, com o objetivo de ratificar Tebet como a pré-candidata do grupo.

Para isso, era necessária uma definição tucana, o que ocorreu com a desistência de Doria.

A questão é que nas últimas horas um movimento por uma candidatura própria voltou a ganhar força, rachando o PSDB de novo. Alguns nomes influentes do partido defendem a candidatura do ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), superado nas prévias, ou do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Ex-presidentes do partido lideram movimento de candidatura própria

Os principais líderes do movimento de candidatura própria são ex-presidentes do partido, Aécio Neves, José Aníbal e Pimenta da Veiga, além do ex-governador Marconi Perillo.

As reuniões das executivas de Cidadania e MDB foram mantidas para esta terça.