ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro repete Lula e agora diz que Brasil é autossuficiente em petróleo

Mais cedo, Lula detalhou seu plano para "abrasileirar" os preços dos combustíveis e lembrou que "o presidente da Petrobras é subordinado às orientações políticas do Estado brasileiro".

Bolsonaro com Paulo Guedes e Adolfo Sachsida e Lula com petroleiros.Créditos: Presidência da República / Ricardo Stukert
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista gravada ao Programa do Ratinho, que vai ao ar na noite desta terça-feira (31), Jair Bolsonaro (PL) voltou atrás e repetiu Lula (PT) dizendo que o Brasil é autossuficiente em petróleo na crítica à política de paridade de preço internacional dos combustíveis.

"Ninguém quer interferir nos preços, mas a Petrobras não pode continuar usando a paridade de preço internacional, sendo que somos autossuficientes, não somos em refino, sempre passando isso para o povo", disse Bolsonaro, sem revelar, no entanto, que o desmonte no setor e a paralisação da construção das novas refinarias começaram no governo Michel Temer (MDB) e não foram revertidas por ele.

Como se não fosse responsável pela empresa, Bolsonaro voltou a atacar a Petrobras, dizendo que não tem aplicado seu "caráter social" e disse que "a ideia é fatiar" a empresa para privatizar.

"A privatização da Petrobras leva no mínimo 4 anos. A ideia é fatiar a Petrobras. Realmente não está dando certo atualmente. Apesar de estar na constituição seu caráter social, ela não aplica. Ela tem um lucro fenomenal, não se compara a outras do mundo todo", disse Bolsonaro.

"Presidente da Petrobras é subordinado ao Estado"

Mais cedo, em entrevista a uma rádio do Rio Grande do Sul, Lula detalhou seu plano para "abrasileirar" os preços dos combustíveis e lembrou que a Petrobras é subordinada ao Estado brasileiro.

"Primeiro: o presidente da Petrobras é subordinado às orientações políticas do Estado brasileiro, que é o acionista majoritário. Embora tenha vendido várias ações é o governo quem indica o Conselho [de Administração]. E é a política energética quem define os preços dos combustíveis. Em 2008, o combustível chegou a 147 dólares o barril e a gasolina era vendida no Brasil a R$ 2,60. E a Petrobras era lucrativa. O fato de você dolarizar o preço do combustível e jogar nas costas do povo brasileiro de pagar um custo de combustível que não é real - porque nós somos autossuficientes, porque temos capacidade de extrair petróleo. O que aconteceu é que pararam de construir as refinarias que estavam sendo construídas e hoje o Brasil não tem capacidade de processar todo o combustível que ele tem direito", disse Lula.

"Então o que é preciso fazer: primeiro é que uma parte do lucro da Petrobras seja investido na própria Petrobras. Segundo não é correto você ter um lucro de R$ 106 bi e dividir tudo isso em dividendos com as ações. Não é admissível que você leve em conta a necessidade se fazer reinvestimento. Ganhando as eleições, primeiro é ver como estará a composição do Congresso. Depois chamar o Conselho da Petrobras e o Conselho Nacional de Política Energética e vamos apresentar um plano que a gente possa recuar nos preços dos combustíveis ao ponto de 'abrasileirar' os valores", emendou - veja a entrevista.