ELEIÇÕES 2022

Exame/Ideia: Lula lidera até no RJ, reduto eleitoral de Bolsonaro

Ex-presidente está à frente tanto na espontânea quanto na estimulada. Levantamento consolida nítida erosão política do mandatário de extrema-direita, que não consegue dianteira sequer em seu Estado

Créditos: Presidência da República / Ricardo Stukert
Escrito en POLÍTICA el

Uma pesquisa eleitoral Exame/Ideia, divulgada nesta quinta-feira (16), mostra que o ex-presidente Lula (PT) está à frente de Jair Bolsonaro (PL), atual mandatário, até mesmo no Rio de Janeiro, o reduto eleitoral do líder de extrema-direita e Estado onde o bolsonarismo apresenta seus principais pilares de sustentação.

No formato espontâneo, quando nenhum nome é apresentado ao entrevistado, Lula aparece com 30% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, com 27%. Na terceira posição está Ciro Gomes (PDT), com 6%. Já no modelo estimulado, quando uma lista com nomes de candidatos é mostrada para quem opina, Lula tem 37% da preferência dos eleitores, diante de 36% de Bolsonaro, com Ciro também na sequência, ficando com 10%.

Para Cila Schulman, que é vice-presidente do Instituto Ideia, há uma mudança clara de cenário no Rio, antes dominado plenamente pelo eleitorado de Jair Bolsonaro e agora sob ameaça de ser dividido com Lula.

“O Rio de Janeiro é o estado do Sudeste onde o presidente Jair Bolsonaro se mostra mais competitivo. A região concentra os maiores colégios eleitorais do país e foi fundamental para a vitória de Bolsonaro em 2018. No Rio, na última eleição, em 2018, o presidente venceu o PT em todas as 92 cidades do estado, em todas as zonas eleitorais da capital e levou o segundo turno com 68% dos votos. Agora, ele aparece, dentro da margem de erro, empatado com Lula”, disse Cila.

A pesquisa Exame/Ideia ouviu mil pessoas por telefone, entre 10 e 15 de junho, em todo o Estado do Rio de Janeiro. Seu índice de confiabilidade é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.