LAWFARE

Museu crítico à Lava Jato terá exposições itinerantes e será inaugurado no aniversário de Moro

O espaço conta com arquivo coletado na Vigília Lula Livre e materiais jurídicos e jornalísticos críticos aos métodos utilizados pela operação que usou a lei para perseguir políticos

Museu crítico à Lava Jato terá exposições itinerantes e será inaugurado no aniversário de Moro.
Escrito en POLÍTICA el

A extinta operação Lava Jato vai ganhar um museu. A iniciativa é encabeçada por juristas, jornalistas e historiadores críticos da operação e será inaugurada no dia 1º de agosto, dia em que o ex-juiz Sergio Moro completa 50 anos de idade. Segundo os organizadores, a foi mera coincidência. 

Ao tomarem conhecimento da coincidência da data, os organizadores tentaram antecipara a inauguração para o dia 12 de julho, data em que se deu a primeira condenação do ex-presidente Lula na Lava Jato. 

Porém, segundo informações da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, os organizadores do Museu da Lava Jato não tiveram tempo hábil para organizar todo o acervo de imagens coletados da Vigília Lula Livre, realizada em frente à Superintendência da Polícia Federal no Paraná. De acordo com os organizadores do espaço, há três terabites de arquivos digitalizados. 

Inicialmente o Museu da Lava Jato terá uma sede fixa em Curitiba, em 2023. Mas, estão sendo organizadas exposições itinerantes em várias regiões do Brasil. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC já manifestou interesse por receber uma dessas mostras. 

À Folha, o idealizador do Museu da Lava Jato, o advogado Wilson Ramos Filho, afirmou que a iniciativa "custa muito pouco e fará muito barulho, pois a extrema direita não vai aceitar quietinha". 

O Museu da Lava Jata conta com um acervo jurídico e jornalístico, um núcleo sobre lawfare (uso da lei para perseguição política) e um memorial em homenagem à vigília que acompanhou Lula durante os 580 dias em que esteve preso. 

Além de seu caráter histórico/crítico, o Museu da Lava Jato também vai enveredar pela área da pesquisa acadêmica e oferecer duas bolsas de mestrado e seis bolsas de iniciação cientifica para pesquisadores que tiverem interesse em se debruçar sobre a base de dados do Museu da Lava Jato. A pesquisa será coordenada pelo ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) José Henrique de Faria.

 

 

 

 

Com informações da Folha de S. Paulo.